Página inicial > Últimas Notícias > 2ª Reunião Ordinária dos Dirigentes do IFFar discute ingresso e início do ano letivo
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 13 de Abril de 2022, 12h49 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir) ocorre nesta quarta-feira (13). Na primeira parte da reunião, foram discutidos temas relacionados ao ingresso de novos estudantes, processos seletivos e o início do ano letivo. A atividade é transmitida ao vivo pela WebTV do IFFar.

Anexos:

notíciacodir13042022

Uma das primeiras pautas da reunião foi a aprovação de pareceres que autorizam o funcionamento de alguns cursos superiores do IFFar que não tiveram um mínimo de 25 alunos matriculados, conforme estabelece a Resolução do Consup nº 55/2020.

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, chamou a atenção para o fato de a baixa procura dos cursos superiores, principalmente os de licenciatura, ser um problema nacional que atinge diversas instituições. O tema será discutido no IFFar por meio de um grupo de trabalho criado especialmente para este fim. De acordo com a reitora, o assunto também está sendo tratado em nível interinstitucional, através do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif).

Confira os cursos que tiveram o funcionamento autorizado:

• Licenciatura em Matemática – Campus Júlio de Castilhos
  • Licenciatura em Física – Campus São Borja
  • Licenciatura em Química – Campus São Vicente do Sul
  • Tecnologia em Sistemas Elétricos – Campus Jaguari

A autorização de funcionamento para estes cursos se deu por razões diversas. Alguns campi alegaram que já seriam oferecidas turmas de disciplinas dos semestres iniciais em virtude de trancamentos e reprovações ocorridas durante a pandemia de Covid-19. Também foi citada a importância da formação de professores nos cursos de licenciatura e o impacto que a não abertura destas turmas poderia ter em programas institucionais.

Alguns cursos tiveram um número muito baixo de estudantes matriculados e não abriram turmas novas no ano letivo de 2022. São eles:

• Técnico Integrado em Agroindústria (Proeja) – Campus Santo Augusto
  • Técnico Integrado em Agroindústria (Proeja) – Campus Alegrete
  • Técnico Integrado em Edificações (Proeja) – Campus Panambi
  • Licenciatura em Química- Campus Panambi

Processo Seletivo 2023 pode ter mudanças

Dirigentes de alguns campi relataram dificuldades com o Processo Seletivo, solicitando alterações em relação às formas de ingresso e ao sistema de inscrições. Também manifestaram preocupação para que a questão seja discutida ainda no primeiro semestre deste ano. De acordo com os dirigentes, estas dificuldades podem ter impacto no número de estudantes matriculados no IFFar.

O Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar, Carlos Rodrigo Lehn, relatou que a questão foi debatida em reunião do Comitê Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Cadip). O grupo, que reúne representações de todos os campi do IFFar, produziu um parecer que será compartilhado com os dirigentes. Serão pensadas em mudanças que possam ser implementadas já no próximo Processo Seletivo.

A reitora do IFFar lembrou que a seleção para os Cursos Técnicos Integrados voltará a ser feita através de prova. A seleção por meio de sorteio se deu nos anos de 2020 e 2021 em virtude da pandemia de Covid-19.

Outras pautas

Durante a primeira parte da reunião do Codir também foi apresentada uma prévia do Relatório de Gestão do IFFar referente ao ano de 2021. O documento finalizado será posteriormente apreciado em reunião extraordinária do Conselho Superior do IFFar (Consup). O documento será publicado no portal institucional até o final do mês de abril.

Os números apresentados no relatório deste ano indicam importantes impactos relacionados à pandemia de Covid-19. Estes números estão disponíveis na plataforma Nilo Peçanha, desde a última sexta-feira (8). Os dados são abertos ao público e podem ser acessados neste link.

O Relatório de Gestão é publicado anualmente e traz dados sobre servidores do IFFar, estudantes, incluindo índices de conclusão e evasão e renda, dados sobre o orçamento, incluindo detalhamento sobre o que de fato o IFFar arrecadou e gastou. Os relatórios de anos anteriores podem ser acessados na página do IFFar.

Também foi apresentada uma proposta de datas para a realização da Reitoria Itinerante durante o segundo semestre. A Reitoria Itinerante consiste no deslocamento de toda a gestão do IFFar a um campus e na realização de atividades com a comunidade acadêmica com o objetivo de estreitar o relacionamento entre a gestão e a comunidade acadêmica. A atividade já é realizada desde a última gestão. No dia 5 de abril, o Campus Panambi Recebeu a Reitoria Itinerante (saiba mais).

A 2ª Reunião Ordinária do Codir tem continuidade na tarde desta quarta-feira (13). A pauta completa está anexada nesta notícia.

Colégio de Dirigentes do IFFar - O Codir é um órgão consultivo de apoio ao processo decisório do IFFar. Ocupa-se de matéria administrativa, econômica, orçamentária e financeira e sobre relações sociais, de trabalho e de vivência, em conformidade com a programação anual de trabalho e com as diretrizes orçamentárias institucionais. É composto pela reitora, pró-reitores e diretores-gerais dos campi. O Codir realiza reuniões ordinárias mensais e reuniões extraordinárias. Todos os encontros são transmitidos pela internet. Saiba mais aqui.