Página inicial > Últimas Notícias > Extensão e relação com a comunidade é tema de roda de conversa
Notícias IF Farroupilha

Extensão e relação com a comunidade é tema de roda de conversa

Publicado em Quinta, 28 de Abril de 2022, 17h34 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Uma roda de conversa de conversa com o tema Extensão e Relação com a Comunidade Externa ocorreu na tarde desta quinta (28) com transmissão pelo Youtube. A atividade faz parte da programação do Congresso de Extensão da Rede Federal (Conext).

conext28042022screenshot

Imagem: captura de tela da roda de conversa do Conext realizada na tarde de 28 de abril

Participaram da conversa o professor Naomar de Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e a professora Olgamir Amancio, da Universidade de Brasília (UnB).

A atividade foi mediada pela professora Ângela Marinho, pró-reitora de Extensão do Instituto Federal Farroupilha. Ângela explicou o tema da conversa ao afirmar que os professores palestrantes são estudiosos que dão destaque à extensão e ao seu papel peculiar nas instituições. O objetivo das ações de extensão das universidades seria buscar alternativas e soluções para as dificuldades apontadas pela sociedade.

O professor Naomar de Almeida iniciou a conversa com uma provocação: se as instituições são públicas, não deveria haver nem uma comunidade externa, nem uma comunidade interna. A universidade deveria estar integrada à sociedade. “A questão da inclusão tem essa armadilha: se inclui o que está fora”. Uma instituição efetivamente pública, no entanto, de acordo com o professor Naomar, não pode considerar o povo como um público externo.

A professora Olgamir Amancio deu continuidade à reflexão, afirmando existem diferentes concepções de universidade que vão influenciar sobre como a relação com a sociedade é vista. Na sua concepção inicial, de acordo com a professora da UnB, a universidade não existiria para enfrentar os problemas sociais, como a desigualdade. O ensino era para poucos. Nessa concepção, a extensão é vista como uma via de mão única: a universidade, que detém o conhecimento, o estende à uma comunidade, excluída, que não o detém.

Há, no entanto, outra concepção que propõe que a universidade não seja um espaço de produção de conhecimento fechado, que apenas mantenha as coisas como elas são. Nessa visão, a universidade deve interferir e transformar a realidade. Contribuir para a superação das desigualdades. Nesse sentido, de acordo com a professora Olgamir, a extensão pressupõe diálogo e compartilhamento.

A atividade ocorreu em formato virtual, com transmissão através do Youtube. Ela pode ser assistida, na íntegra, através deste link.

Conext - O Congresso de Extensão da Rede Federal (Conext 2022) ocorre entre os dias 26 e 28 de abril, com o tema "Extensão ou Comunicação: Paulo Freire 100+1". O evento é gratuito e as transmissões são realizadas pelo Youtube. Saiba mais neste link.

conext12042022