Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes em regime de estudos domiciliares retornam ao presencial no dia 6 de junho
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Sexta, 03 de Junho de 2022, 20h15 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A partir desta segunda-feira (6), estudantes que estavam em estudos domiciliares, por pertencerem ao grupo de risco da Covid-19, devem retornar às atividades presenciais.

Anexos:

retornopresencialalunos notícia06062022

O retorno dos estudantes ocorre após o fim da emergência sanitária em decorrência da pandemia de Covid-19 ser anunciado pelo Governo Federal, por meio da Portaria nº 913/2022, publicada no dia 22 de abril. Além dos estudantes, o governo também determinou o retorno ao trabalho presencial para todos os servidores, por meio da Instrução Normativa nº 36/2022. No IFFar, permaneciam em trabalho remoto apenas servidores pertencentes aos grupos de risco.

A IN nº 09/2022, disponível nos anexos desta notícia, fixa novos parâmetros para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão do IFFar, tendo em vista a revogação das disposições excepcionais para atuação remota. Entre as determinações trazidas no documento, estão a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para ingresso e circulação nas dependências do IFFar.

Estudantes que tiverem restrições à vacina, devidamente comprovada por atestado médico, deverão apresentar teste RT-PCR semanalmente conforme as orientações do plano de contingência. Estudantes que optaram por não tomar a vacina devem preencher o Termo de Ciência, disponível nos anexos desta notícia, e também deverão apresentar testes negativos a cada 7 dias.

A Instrução Normativa também torna obrigatória a adoção das medidas descritas no Plano de Contingência do IFFar para prevenção, monitoramento e controle do novo coronavírus. O documento também está disponível nos anexos desta notícia. O Plano foi atualizado junto da publicação da IN mais recente. Entre as orientações estão o uso de máscaras, que apesar de facultativo, é "fortemente" é recomendado em ambientes fechados e abertos que tenham concentração de pessoas como a fila do refeitório. A utilização de máscaras também é recomendada para pessoas que apresentem sintomas gripais.

O novo documento também revoga a IN nº 04/2022, publicada no dia 11 de janeiro, que orientava a retomada das atividades presenciais no começo do semestre.

*Permanecem no regime de estudos domiciliares aqueles que se enquadram nos casos regulamentados, antes da pandemia, pela Resolução do Conselho Superior do IFFar nº 74/2016 em seu artigo 50, incisos I e II.