Página inicial > Últimas Notícias > Pró-reitores solicitam investimento em projetos de Extensão à Fapergs
Notícias IF Farroupilha

Pró-reitores solicitam investimento em projetos de Extensão à Fapergs

Publicado em Quarta, 08 de Junho de 2022, 12h34 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Pró-reitores de Extensão de universidades e do IFFar participaram de uma audiência com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) na última terça-feira (6). O objetivo do encontro foi a defesa da abertura de editais de fomentos para projetos de Extensão.

logofapergs notíciaextensão08062022

Os vários dirigentes presentes na audiência, entre eles a pró-reitora de Extensão do IFFar, professora Angela Marinho, fizeram a defesa do fomento para a extensão a partir da publicação de editais públicos, a exemplo da Fundação Araucária no Paraná. De acordo com Angela Marinho, foi um diálogo e uma defesa pautado em questões técnicas, voltadas para a importância do aporte orçamentário nesse processo e de sensibilização para que a Fapergs veja a extensão como qualificação do ensino e geradora de impacto e transformação social.

O presidente da Fundação, Odir Dellagostin, manifestou-se positivamente e entendeu a proposição dos dirigentes das instituições de ensino como legítima. Evidenciou satisfação ao ver a Fapergs sendo procurada de modo articulado e com uma pauta muito atual e relevante para o estado, para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs), trabalhados a partir de ações de pesquisa e extensão. Dellagostin sinalizou que existe a possibilidade desse fomento ocorrer e que se empenhará para que um edital desta natureza seja lançado em 2023.

A atividade decorre dos encaminhamentos do Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (Siepes) realizado na reitoria do IFFar, em Santa Maria, de 09 a 12 de maio. Durante a audiência, os dirigentes fizeram uma defesa da importância do fomento para potencializar projetos e ações extensionistas tendo em vista tudo o que pode ser realizado no contexto da Agenda 2030, estipulada pela ONU. Também foi apresentado o Observatório Gaúcho da Agenda 2030 e as contribuições para a sociedade das ações que podem e devem ser realizadas em Rede.

A professora Angela Marinho disse que a audiência representa "um grande avanço para a extensão no Rio Grande do Sul: financiamento de ações externas a serem realizadas pelas Instituições de Ensino, junto ao seu território de abrangência".