Página inicial > Últimas Notícias > IFFar defende fomento para a extensão junto à FAPERGS
Notícias IF Farroupilha

IFFar defende fomento para a extensão junto à FAPERGS

Publicado em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 09h08 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Proposta de edital engloba ações relacionadas à Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

IMG-20220802-WA0005.jpg

Na última quinta-feira (1), o Instituto Federal Farroupilha e universidades federais do estado reuniram-se com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) para discutir a proposta de um edital de fomento à extensão universitária. A discussão engloba ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da ONU. O encontro foi realizado na sede da Fapergs, em Porto Alegre.

A Pró-reitora de Extensão, Angela Marinho, representou o IFFar. Segundo Marinho, “defendemos o fomento para ações extensionistas com vistas à submissão de projetos com foco nos ODSs, aliando pesquisa e extensão para trabalhar de forma interdisciplinar temas atuais e que podem ainda contribuir para a inserção curricular da extensão”.

Além dela, participaram da reunião representantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O grupo foi recebido pelo diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, e pelos diretores Mauro Mastella e Rafael Roesler.

O debate foi precedido do relato da experiência da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (Fundect) com a publicação de editais de fomento a ações relacionadas à Agenda 2030. O presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, destacou a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão e, sobretudo, a importância do retorno dos resultados das pesquisas à sociedade por meio da extensão.

Na ocasião, o professor Sergio Schneider (UFRGS), destacou ações realizadas pelo IFFar como o Seminário de Educação, Sustentabilidade e Desenvolvimento (SESD), o Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade do IFFar (Siepes) e encaminhamentos como a constituição da Rede Gaúcha de Instituições para Educação Sustentável e do Observatório Gaúcho da Agenda 2030.

De acordo com Angela Marinho, a pauta foi acolhida pelos dirigentes da Fapergs. "A ideia é que ainda este ano tenhamos o lançamento de um edital inovador que fomentará ações de extensão em 2023 tendo como foco a sustentabilidade", pontuou a Pró-reitora.

Para o diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, fomentar pesquisa e extensão tendo como foco a Agenda 2030 é uma quebra de paradigma que pode ser um exemplo para o Brasil.

Secom, com informações enviadas pela Pró-reitoria de Extensão e de notícia publicada pela UFPel.