Página inicial > Últimas Notícias > Conif e Cisco ampliam acesso da Rede Federal ao Cisco Networking Academy
Notícias IF Farroupilha

Conif e Cisco ampliam acesso da Rede Federal ao Cisco Networking Academy

Publicado em Sexta, 05 de Agosto de 2022, 13h26 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica terá acesso ao Projeto do Novo Modelo de Governança do Cisco Networking Academy. Desde 2002, o programa vem contribuindo para preparar estudantes da Rede Federal para as carreiras no eixo de informação e comunicação, além de contribuir para a inclusão social e melhoria da empregabilidade no Brasil, com a qualificação de mão-de-obra para o mercado de tecnologia da informação.

A ampliação da relação foi realizada com a assinatura de um Acordo de Cooperação, em dezembro de 2020. O Grupo de Trabalho criado a partir do convênio, tem se debruçado para expandir a parceria. Nos próximos cinco anos, as instituições ligadas ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) irão utilizar sua capilaridade para ofertar capacitação profissionalizante em tecnologia aos estudantes e comunidades pelo país.

“Com essa parceria, vamos fomentar a inclusão digital e gerar mão-de-obra qualificada nos campos das tecnologias da informação e comunicação em todas as regiões do país. Isso é um compromisso com a educação pública e de qualidade”, destacou o presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha.

O modelo proposto implica a criação de Comitê Executivo Nacional CONIF/NetAcad estratégico e consultivo composto, inicialmente, pelos responsáveis das regionais mais comprometidas com o programa. Este Comitê terá o apoio do grupo de instrutores já credenciados pela Cisco, que serão responsáveis pela implementação de treinamentos estratégicos em nível nacional ou regional.

No Brasil, há 14 centros de suporte de academias em centros de treinamento de instrutores. O programa já beneficiou mais de 439 mil alunos desde sua chegada no país em 1999. A Cisco Networking Academy fechou o último ano fiscal - que contempla o período de agosto de 2020 a julho de 2021 - com mais 103 mil alunos no programa, um crescimento de 32% em relação ao ano fiscal anterior e com atuação em mais de 521 academias.

Em uma pesquisa recente realizada pela Cisco, 97,2% dos educadores relataram que o envolvimento com a Networking Academy melhorou o ensino e o crescimento profissional e 85,2% disseram que o programa ajudou a ampliar a carreira.

A adesão das instituições da Rede Federal e dos professores ao programa é voluntária e aqueles que acederem ao Programa terão acesso ao conteúdo e à plataforma que está disponível em 180 países. Os cursos podem ser ministrados individualmente ou em um programa completo de formação da Cisco. Em ambos os casos, os docentes deverão prever em seus planejamentos acadêmicos, os projetos de ensino e/ou projetos de extensão vinculados à Cisco Networking Academy da sua instituição.

De acordo com o coordenador do Fórum dos Gestores de Tecnologia da Informação (Forti) do Conif, Paulo Henrique Bezerra, os professores da Rede Federal vão poder utilizar as ferramentas disponíveis com a parceria em seus projetos de extensão. “Teremos a oportunidade de montar dentro da Rede um grande grupo de profissionais das TIC’s. O Forti vai trabalhar com a equipe da Cisco para acompanhar a qualidade e oferta em todas as regiões do Brasil”, pontuou.

Cisco – A empresa é uma multinacional americana líder mundial em tecnologia para a Internet, oferecendo soluções para redes e comunicações, quer seja na fabricação e venda, com grande destaque nas categorias de roteadores e switches.

Assessoria de Comunicação do Conif