Página inicial > Últimas Notícias > Ensino de matrizes e hidrocarbonetos acessível é tema de projeto na Mostratec
Notícias IF Farroupilha

Ensino de matrizes e hidrocarbonetos acessível é tema de projeto na Mostratec

Publicado em Segunda, 31 de Outubro de 2016, 08h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

De 25 a 28 de outubro, o Instituto Federal Farroupilha participou da Mostra Brasileira e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - Mostratec 2016, com a exposição de dois trabalhos de estudantes.

Um deles foi “Ensinar e aprender no contexto da inclusão escolar: recurso didático para o ensino de matrizes e hidrocarbonetos”, projeto de ensino do Campus Panambi desenvolvido pela professora de educação especial Graciela Rodrigues e pelas estudantes bolsistas Magna de Mello e Fernanda Malheiros, da Licenciatura em Química.

A professora explicou que o projeto, iniciado no ano passado, foi desenvolvido para atender às necessidades de um aluno cego do curso técnico em Manutenção e Suporte de Informática na resolução de questões e avaliações das disciplinas. Neste caso específico, a Matemática e a Química, nos conteúdos de matrizes e de hidrocarbonetos. Para a confecção do material didático em Braille, foram utilizados materiais de baixo custo, tais como: uma placa metálica, ímãs, EVA, clips, etc.

Apesar de visar à acessibilidade, o material também pode ser utilizado pelos alunos videntes, uma vez que, além das informações em Braille, contém letras e números.

O trabalho foi exposto pela primeira vez na MEPT 2015, quando foi premiado com o 2o lugar na categoria trabalho interativo. O projeto também foi tema de artigos e um capítulo de livro.

Sobre a participação na Mostratec, Graciela destaca a importância do envolvimento dos alunos com a pesquisa e a extensão durante a trajetória acadêmica. Para ela, estar no ensino médio, ou na graduação, “não é só ir para o Instituto e ter aulas; o aluno precisa se envolver. E essa é uma oportunidade ímpar. Para mim, como professora, é muito bom ver um trabalho chegando em uma feira dessa magnitude, extrapolando as paredes do IFFar”.

Sobre a Mostratec

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo. Destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. A Mostratec conta com a participação de 640 projetos de pesquisa 420 da Mostratec, mais 220 da Mostratec Júnior), do Brasil e de vários países, além de eventos integrados.