Página inicial > Últimas Notícias > IFFar promove 6º Seminário de Educação, Diversidade e Inclusão em Júlio de Castilhos
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 31 de Agosto de 2022, 13h05 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A abertura do 6º Seminário de Educação, Diversidade Inclusão do IFFar (SEDI) ocorreu na noite desta terça-feira (30), na Sociedade Cultural e Recreativa José do Patrocínio, em Júlio de Castilhos. Junto do SEDI, ocorrem a 10ª Jornada de Educação e Cultura Afrobrasileira e Indígena e o 8º Curso de Educação Inclusiva e Diversidade do IFFar.

aberturasediapresentação notícia31082022

Foto: a abertura do 6º SEDI contou com uma apresentação cultural do estudante João Cândido Messias, do Campus Júlio de Castilhos

O evento ocorre entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro no IFFar - Campus Júlio de Castilhos, tendo atividades presenciais e virtuais. O objetivo das atividades é oportunizar espaços de reflexão, formação e discussão sobre a educação, diversidade, inclusão e suas articulações. O evento tem como tema “Nunca pare de sonhar”.

A programação do SEDI inclui conferências, oficinas, palestras, rodas de conversa, cinedebate, mesa redonda e atividades culturais sendo realizadas nas dependências do Campus Júlio de Castilhos e na Sociedade Cultural e Recreativa José do Patrocínio.

Durante a abertura do evento, a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, explicou que a realização do evento demonstra compromissos institucionais de assegurar o diálogo, o respeito e a formação de qualidade, contribuindo com a formação de gerações de estudantes e com as regiões onde o IFFar atua.

“Enquanto educadores e integrantes de uma instituição pública, regulada por diretrizes educacionais que pautam a ciência e o compromisso com a formação integral, abordar legados históricos e construir a cultura do respeito, da paz, da justiça e da igualdade são imperativos”, disse a reitora do IFFar.

O diretor Geral do Campus Júlio de Castilhos, Rodrigo Carlotto, falou que, principalmente em tempos pós-pandêmicos, sentimentos como a tolerância, a paciência, a empatia e o respeito, devem ser cultivados no dia a dia. Uma relação pautada por esses valores, de acordo com o diretor, faz toda a diferença na convivência diária e ecoa a temática do evento: “nunca pare de sonhar”.

“Vamos seguir acreditando, sonhando, mas principalmente lutando por uma sociedade menos injusta e mais igualitária”, disse Rodrigo Carlotto.

O coordenador de Ações Inclusivas do Campus Júlio de Castilhos, professor Ênio Grigio, destacou a importância de a abertura do SEDI ser realizada na Sociedade Cultural e Recreativa José do Patrocínio. O espaço, de acordo com o professor, é um símbolo de resistência e de busca de igualdade.

“A sociedade castilhense não permitia que negros e negras frequentassem os seus espaços”, explicou Ênio Grigio. “Por isso, inspirados no abolicionista José do Patrocínio, negros e negras de Júlio de Castilhos construíram este espaço”. A Sociedade, ainda de acordo com o professor, é um exemplo para todo o Brasil, pelos seus mais de 116 anos de história.

A conferência de abertura do SEDI contou com uma palestra do professor Josemar Araújo, da Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro, com o tema “Direito à diferença como pressuposto do direito à inclusão”. Josemar Araújo é doutor e mestre em sociologia e direito pela Universidade Federal Fluminense. Além de professor, ele é advogado militante com atuação em defesa dos direitos humanos. A conversa foi mediada pela professora Lucinara Bastiani Correa, do Campus Júlio de Castilhos.

A abertura do 6º SEDI foi transmitida pelo canal da WebTV do IFFar no Youtube. A atividade pode ser assistida na íntegra através deste link. A programação completa do evento está disponível neste link.

O Sedi surgiu no Campus São Vicente do Sul em 2013, tendo edições também nos anos de 2014 e 2015. A partir de 2017 o evento passou a ser bianual itinerante. Sua última edição foi no ano de 2019, no Campus Panambi.