Página inicial > Últimas Notícias > Convênio entre IFFar e MPT beneficiará comunidades de Santa Maria
Notícias IF Farroupilha

Convênio entre IFFar e MPT beneficiará comunidades de Santa Maria

Publicado em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 17h26 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Ações visam ao desenvolvimento sustentável e econômico de comunidades vulneráveis do município, com foco em meninas e mulheres.

convenio_mpt e iffar.png

Da esq. para a direita: Tatiana Balen, Angela Marinho, Alexandre Marin Ragagnin e Denise Valduga Batalha.

Na manhã desta sexta-feira (16), a equipe da Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal Farroupilha reuniu-se com o procurador do Ministério Público do Trabalho, Alexandre Marin Ragagnin, para tratar de um convênio que irá viabilizar ações e projetos sociais em comunidades vulneráveis de Santa Maria. A iniciativa tem como foco o empoderamento de meninas e mulheres e está ligada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, no contexto da Agenda 2030.

Com base no ODS 10 (Redução das desigualdades), uma das propostas do convênio envolve a oferta de cursos de formação inicial e continuada. A Coordenadora de Programas Sociais da PROEX, Denise Valduga Batalha, esclarece que a demanda vem das próprias comunidades. Os locais que irão receber as formações ainda estão em estudo e serão definidos em conjunto pelo IFFar e pelo MPT.

Outra ação será voltada especificamente a mulheres e meninas que trabalham com reciclagem no bairro Nova Santa Marta. A intenção é qualificá-las tanto para a produção como para a venda de produtos feitos de materiais reciclados. O apoio à geração de renda na comunidade tem como foco o ODS 1, Erradicação da Pobreza.

"Desejamos uma extensão com olhar voltado às comunidades e especificidades do local onde estamos inseridos", explica a pró-reitora de Extensão, Angela Marinho. Para que isso se efetive, a docente destaca que serão feitas as parcerias e articulações necessárias, a fim de promover uma mudança positiva na realidade das pessoas através da sustentabilidade econômica e ambiental.

O foco dos projetos em meninas e mulheres está ligado ao ODS 5, Igualdade de Gênero.

O próximo passo será a formalização do convênio para que as atividades possam ter início ainda neste ano. As servidoras Tatiana Balen e Denise Valduga Batalha serão responsáveis por dar andamento às ações em parceria com o MPT.