Página inicial > Últimas Notícias > Gestores de extensão do IFFar participam de curso de capacitação
Notícias IF Farroupilha

Gestores de extensão do IFFar participam de curso de capacitação

Publicado em Terça, 08 de Novembro de 2016, 16h28 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Nesta segunda e terça-feira, o Instituto Federal Farroupilha promove o curso de Capacitação dos Gestores de Extensão. O encontro acontece no Instituto São José, em Santa Maria.

Anexos:

Na abertura da Capacitação dos Gestores de Extensão do Instituto Federal Farroupilha, realizada na segunda-feira (7), a pró-reitora de extensão, Raquel Lunardi, destacou o caráter formativo do evento, durante o qual são tratadas tanto questões conceituais quando práticas, além do planejamento do trabalho dos gestores para os próximos meses.

Mais que a formação, o encontro tem por objetivo a integração entre servidores de diferentes unidades do IFFar e destes com os representantes de outros institutos que foram convidados a palestrar. Como lembrou a pró-reitora de desenvolvimento institucional, Nídia Heringer (na ocasião representando a reitora do IFFar), o curso acontece em um momento em que praticamente todas as diretorias de extensão dos campi encontram-se com novas equipes, por conta das eleições de novos Diretores Gerais ocorridas neste ano. “Desejo aos que iniciam agora que assumam seus postos motivados, que preparem-se, pois os desafios são significativos”.

A pró-reitora destacou, ainda, os desafios delineados pela Carta de Alagoas, documento de 2007 que balizou os rumos da extensão nos institutos federais. Elaborada durante um encontro de 26 instituições de educação técnica e tecnológica, no qual se fizeram presentes representantes das três instituições gaúchas que viriam a ser, no ano seguinte, o IFRS, IFSul e IF Farroupilha, o documento entre suas premissas a existência de pró-reitorias de extensão nos IFs.

“Desse documento nasce todo o projeto de interiorização da educação e fortalecimento da extensão nas práticas dos IFs. Passados 10 anos, embora já tenha sido feita muita coisa, alguns pontos da carta ainda estão em aberto”.  A partir da consciência do que ainda precisa ser enfrentado, desejou aos participantes reflexão e estabelecimento de metas.

A primeira atividade após a abertura oficial foi a palestra com o professor Altemir Secco, pró-reitor de extensão do Instituto Federal do Alagoas (IFAL).

No turno da tarde, a programação reiniciou com uma palestra sobre inovação tecnológica, com o pró-reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Renato Tannure. Em seguida, houve um bate-papo com o vice-presidente da Federação Gaúcha de Empresas Juniores do RS (FEJERS), Marco Antônio Bisogin. O professor Rafael Parizi, do Campus São Borja, finalizou o primeiro dia do curso com a apresentação do caso de sucesso "Missões Júnior".

Confira a programação completa no link disponível nesta notícia.

O evento é gravado pela equipe da WebTV do IFFar, a fim de oportunizar a participação dos que não puderam estar presentes.

Altemir Secco, pró-reitor de extensão do Instituto Federal do Alagoas (IFAL), mestre em Educação Tecnológica pelo Cefet-RJ, foi o primeiro palestrante da capacitação.

A mesa de abertura foi composta pelo professor Édison Brito, pró-reitor de ensino substituto; professora Raquel Lunardi, pró-reitora de extensão; e a pró-reitora de desenvolvimento institucional, Nídia Heringer, que representou a reitora.