Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação e ações em rede são desafios da Extensão no IFFar
Notícias IF Farroupilha

Comunicação e ações em rede são desafios da Extensão no IFFar

Publicado em Quarta, 09 de Novembro de 2016, 13h13 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A pró-reitora de Extensão do IF Farroupilha, Raquel Lunardi, durante o Curso de Capacitação de Gestores de Extensão, disse que o trabalho colaborativo entre os campus deve ser intensificado. O evento reuniu gestores de todos os campi do IF Farroupilha nos dias 7 e 8 no Instituto São José, em Santa Maria.

O Curso tem por objetivos a formação e a integração dos servidores de diferentes unidades do IF Farroupilha que trabalham com ações de extensão. O encontro teve especial importância neste ano, pois vários campus trocaram suas equipes gestoras depois das eleições para Direção Geral dos campi.

Na terça-feira de manhã, a programação consistiu numa apresentação geral da extensão no Instituto Federal Farroupilha. Foram explicados processos, apresentada as equipes responsáveis e os resultados das ações de extensão.

A professora Raquel Lunardi falou sobre os desafios que a extensão enfrenta. Veja alguns destaques:

• Ações em rede e comunicação - a colaboração entre os campus deve ser intensificada, principalmente entre os setores de produção. De acordo com Raquel Lunardi, a extensão precisa "se consolidar como uma rede". Além disso, ela disse que a comunicação é o principal desafio na nova gestão, sendo fundamental que as ações de extensão cheguem ao conhecimento da comunidade acadêmica.
  • Ações prioritárias - a pró-reitora falou da necessidade de serem definidas as atividades que serão assumidas como ações de extensão no IF Farroupilha. Também disse que, considerando o orçamento reduzido em 2017, os gestores devem ser "muito seletivos" e priorizar a execução de projetos que tragam desenvolvimento local nas regiões onde o IFFar já está presente.
  • Envolvimento dos alunos e curricularização - Raquel Lunardi levantou a necessidade de haver maior envolvimento de alunos nos projetos de extensão. Estes devem participar como atores, e não apenas como auxiliares das ações. Além disso, é necessário rever os currículos dos cursos para incluir melhor a extensão: 10% dos créditos devem ser reservados para estas ações.
  • Qualidade dos projetos e utilização do SIG - a gestora disse que os projetos de extensão devem priorizar na qualidade e não na quantidade. Os projetos também devem ter estruturas formais rígidas e serem cadastrados no Sistema Integrado de Gestão (SIG) para que as ações sejam oficialmente contabilizadas.

Ações de extensão atingiram 15 mil pessoas em 2015

As ações de extensão do IF Farroupilha impactaram 15 mil pessoas no ano passado. Foram executados 168 projetos. Em 2016, até agora, foram executados 141.

A pró-reitora de Extensão, Raquel Lunardi, considera a extensão uma das melhores formas de divulgação do IF Farroupilha. Para ela, trata-se de uma porta de entrada, um primeiro contato que a comunidade pode ter com a instituição.

Os cursos do Pronatec, também sob responsabilidade da extensão no IF Farroupilha, são outro exemplo de impacto na comunidade e divulgação do IF Farroupilha. De acordo com a pró-reitora, por meio destes cursos, o Instituto chega em locais remotos, onde dificilmente se chegaria de outra forma.

Secom