Página inicial > Últimas Notícias > IFFar realiza segunda edição do NIT Day
Notícias IF Farroupilha

IFFar realiza segunda edição do NIT Day

Publicado em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 18h28 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A segunda edição do NIT Day de 2022 aconteceu ontem (08/11) no Espaço Inova de Santa Maria. Localizado no Tecnoparque, no Distrito Industrial de Santa Maria. Espaço Inova, é um ambiente criado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar para a disseminação da cultura de inovação e tecnologia sendo disruptiva dos padrões convencionais. O ambiente é disponibilizado para toda a comunidade interna e externa do IFFar para a realização de eventos que despertem o espírito inovador.

nitday noticia10112022b

Foto: 2ª edição do NIT Day reuniu servidores dos campi do IFFar que atuam nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT)

O NIT Day é um encontro com todos os servidores que atuam nos Núcleos de Inovação e Transferência Tecnológica (NIT) presentes nas 11 unidades do IF Farroupilha, além do coordenador de Inovação do Instituto Federal Farroupilha, também participaram do evento a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, Thirssa Helena Grando e o coordenador de Inovação Tecnológica do IFFar, Anderson Monteiro. O NITDAY é um evento que se consolida institucionalmente quando se trata de inovação, empreendedorismo e da cultura Maker.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar (PRPPGI), professor Arthur Frantz, fez a abertura do evento de maneira online. O pró-reitor fez um analise do crescimento institucional na temática empreendedora e também da cultura Maker. Aproveitou a oportunidade e expos algumas das ações que a PRPPGI pretende para o próximo ano.

nitday noticia10112022a

Foto: o coordenador de Inovação e Transferência Tecnológica do IFFar, professor Anderson Monteiro, fala durante abertura do 2º NIT Day

Pela manhã aconteceram as reuniões de temáticas, dois grupos reuniram-se em salas separadas para a discussão sobre empreendedorismo e Incubadora tecnológica, e outro grupo discutiu os Laboratórios IFMakers e a cultura Maker.

Confira os pontos discutidos nas reuniões temáticas

nitday noticia10112022c

Foto: após a abertura, os participantes do NIT Day dividiram-se em grupos para reuniões temáticas

Empreendedorismo e Incubadora Tecnológica

• Avaliação do Bye Bye Boss 2022
  • Planejamento do Bye Bye Boss 2023
  • Edital de Seleção para Incubação para 2023
  • Manual do Ambiente de Inovação para gestão de empreendimentos e da Incubação
  • Curso de Formação de professores (Oficina para empreendedor)

Laboratórios IFMakers

• Prospecção de laboratórios IFMaker para todos os campi em 2023
  • Discussão sobre a IN 11/2022
  • Relatos e trocas de experiências vivenciadas pelos servidores na cultura Maker
  • Gestão e possibilidades de autofinanciamento dos laboratórios
  • Discussão acerca do Open Lab Day
  • Mostra Maker na Mept de 2023
  • Participação e organização de eventos, projetos e competições dentro da cultura Maker

No período da tarde aconteceu uma reunião com todos os participantes (presencial e remoto). Os assuntos tratados foram:

• Portal Integra
  • Prospecção de projetos para registro ao INPI (patente)
  • Participação na REDITEC em 2023
  • Participação no Arranjo de NITs (Edital SETEC nº 76/2022)
  • Planejamento das ações e projetos para 2023

NIT Day - a primeira edição do NIT Day ocorreu em maio deste ano, também no Espaço Inova. O encontro serviu para a discussão sobre inovação e empreendedorismo e a oferta de um curso de formação para a gestão das incubadoras de empresas do IFFar. Saiba mais.