Página inicial > Últimas Notícias > Instituições Públicas do RS se unem para implementar a Agenda 2030 no estado
Notícias IF Farroupilha

Instituições Públicas do RS se unem para implementar a Agenda 2030 no estado

Publicado em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 14h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Pró-reitoria de Extensão do IFFar participou como uma das organizadoras do Painel da Rede Gaúcha de Instituições para a Educação Sustentável (Regies), realizado na última quarta-feira (16). A atividade foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição também parceira do evento.

painelregies notícia17112022a

Foto: evento da Regies foi realizado na UFRGS, em Porto Alegre

O evento teve como tema “As instituições de ensino superior e o comprometimento com a Agenda 2030 e seus objetivos para a sustentabilidade: do global ao local – desafios e possibilidades”. Os painéis debateram a importância da Rede e o papel das instituições de ensino superior para trabalhar a Agenda 2030, no seu território de abrangência, tendo em vista a capilaridades das Universidades e Institutos Federais.

Entre os painelistas, estavam o professor Ricardo Abramovay, da Universidade de São Paulo, e Luiz Nogueira, da Fundação Getúlio Vargas. Os professores reiteraram a importância da temática, justamente quando o Mundo volta seus olhares para a 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-27), que acontece até o dia 18 de novembro, no Egito. A conversa foi mediada pelo professor Sergio Schneider, da UFRGS.

De acordo com a pró-reitora de Extensão do IFFar e coordenadora da Regies, professora Angela Marinho, é importante ressaltar que como encaminhamento do evento foi assinada uma carta ao Presidente e Governador eleitos. A carta serve para “dar ciência do que estamos fazendo no Estado para atingir as metas de uma Agenda que é Global, sendo o Brasil, um dos 193 países signatários”.

Além da pró-reitora de extensão, o IFFar também foi representado pela reitora, professora Nidia Heringer e pelos servidores responsáveis pela Agenda 2030 no IFFar, professora Luciana Dalla Nora dos Santos e Diogo Maus.

Sobre a Regies

A Regies foi criada em maio deste ano e é uma parceria entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. A Rede busca monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, nos municípios e no Estado, visando a partir das atividades finalísticas de ensino, pesquisa e extensão implementar imediatamente os 17 ODSs e suas 169 metas.

painelregies notícia17112022b

Foto: a pró-reitora de extensão do IFFar, professora Angela Marinho, fala durante atividade do Regies

Além do IFFar, integram a Regies: o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), as Universidades Federais de Pelotas (UFPel), de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), de Santa Maria (UFSM), da Fronteira Sul (UFFS), do Rio Grande (Furg), do Pampa (Unipampa) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Federais de Pelotas (UFPel), de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), de Santa Maria (UFSM), da Fronteira Sul (UFFS), do Rio Grande (Furg), do Pampa (Unipampa). A UFRGS também apoia a rede através da parceria ativa do Grupo de Estudos em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD/UFRGS).

As pró-reitorias e setores de Extensão das IES são protagonistas da Rede, tendo em vista seus objetivos que remetem a interação dialógica com a comunidade, as parcerias intersetoriais, visando impactos sociais transformadores por meio da realização de atividades Interdisciplinares envolvendo a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.