Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Informática do Campus Santo Augusto produzem microscópio de baixo custo
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 10 de Novembro de 2016, 16h36 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O trabalho apresentado no Conecta IF, em Brasília, recebeu a premiação de 1º lugar na categoria Ciências Biológicas.

A partir de um trabalho apresentado na disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Cláudia Fumaco, os alunos Melina Hickmann e Guilherme Weizenmann, do 1º ano do curso técnico em Informática do IFFar - Campus Santo Augusto, criaram um protótipo de microscópio.

Ao saber desse trabalho, a professora de Biologia, Camila Copetti, passou a auxiliar os alunos no aperfeiçoamento do protótipo. “Começamos a estudar artigos, ler textos, ver vídeos de outras experiências sobre construção de microscópios com baixo custo. Ficamos de junho até setembro estudando e testando diferentes materiais e formas para construir um microscópio que pudesse atender a algumas atividades práticas desenvolvidas nas aulas de ciências e biologia das escolas públicas que muitas vezes tem dificuldades de realizarem pelo elevado custo de um microscópio”.

Com o auxílio dos conhecimentos de eletrônica do Assistente em Alunos da Instituição, Marcos Cézar Wollmann Santos, foi possível montar um microscópio a partir de uma lente de webcam, com materiais descartados como capas de caderno, led de lanterna e de controle remoto, restos de madeira de construção civil entre outros materiais.

O trabalho foi submetido a VI Semana de Iniciação Científica do Conecta IF, realizado em Brasília no início do mês de outubro com o título: “Ensino de Biologia: do lixo à microscopia em sala de aula”. Segundo a professora Camila, foram enviadas inclusive as imagens obtidas na prática de observação das células da mucosa bucal, bem como a observação de células vegetais a partir da planta aquática Elodea e o efeito da luz sobre o movimento dos cloroplastos. “Para a nossa alegria o trabalho foi aprovado! Apresentamos e recebemos muitos elogios por parte dos avaliadores, também professores de Biologia, pela criatividade, pela nitidez das imagens e principalmente por apresentarmos possibilidades baratas para a as aulas de Ciências e Biologia”.

Camila destaca que eles pretendem continuar testando a utilização do microscópio de baixo custo, inclusive com outros materiais, tendo como objetivo melhorar e ampliar a resolução para, no ano que vem, talvez em um projeto de extensão, levar esta ideia para as escolas de ensino fundamental do município, ampliando, desta forma, a integração do IFFar com a comunidade.

Para a aluna Melina, uma das autoras do protótipo, estudar no IFFar exige foco e dedicação, pois as aulas são em período integral. “Utilizamos os intervalos e as quartas-feiras à tarde para nos dedicarmos a esta nova experiência, que é fazer ciência. A biologia me encanta pelo mundo microscópico e ser capaz de levar esse mundo para outras pessoas é fantástico. Contamos com a ajuda de várias pessoas e ter todo o esforço reconhecido quando nosso trabalho foi aceito para o Conecta IF, me estimulou ainda mais e me deu a certeza de que estou na escola certa".

Melina viajou para Brasília para apresentar o trabalho e participar do evento com a professora Camila e o servidor Marcos Santos. “Conhecer outros colegas de outros IFs do Brasil foi maravilhoso. Voltei com novas ideias, novos pensamentos, um conhecimento muito maior e muita disposição para novos projetos”.

Sobre o Conecta IF

Durante o Conecta IF, realizado de 03 a 07 de outubro, aconteceu a VI Semana de Produção Científica do Instituto Federal de Brasília (IFB), onde 796 pesquisas foram expostas por alunos e servidores de 30 instituições de ensino diferentes, de todas as cinco regiões do país. Os trabalhos foram apresentados no ginásio de esportes do Campus Samambaia em banners explicativos sobre cada uma das atividades científicas desenvolvidas.

Ascom - Campus Santo Augusto