Página inicial > Últimas Notícias > Campus São Borja sedia encerramento de festival internacional de gastronomia
Notícias IF Farroupilha

Campus São Borja sedia encerramento de festival internacional de gastronomia

Publicado em Quinta, 10 de Novembro de 2016, 16h10 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A segunda edição do Festival Internacional da Cozinha Missioneira se encerra nesta sexta-feira (11), com o Jantar da Cozinha Missioneira, no Restaurante Escola do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja. Na ocasião, estarão presentes Chefs convidados, servidores e alunos do curso de Tecnologia em Gastronomia do IFFar.

Nesta quinta-feira (10), iniciou no IFFar o Fórum Gastronômico, com diversas aulas de cozinha, mesa de debates e a oficina Introdução ao Mundo do Vinho, com a Vinícola Malgarin Vinhos, Vinícola Campos de Cima e Vinícola Fin, momento em que diversos enólogos promoverão degustação orientada.

Durante o jantar ocorrerá a apresentação do livro Vida no Butiazal e do vídeo Amamos Butiá, por Alberi Noronha, da EMBRAPA. Será uma oportunidade de participar de um cardápio missioneiro com quatro chefs do estado realizando a atividade.

Confira outros destaques do festival

Durante a semana ocorreram diversas atividades buscando a valorização dos produtos e produtores locais. Neste sentido, foram realizados passeio de barco nas águas dos Rio Uruguai, guiado pelos pescadores moradores do Bairro do Passo, Walking Tour – conhecendo o primeiro dos sete povos das missões, com visitação aos pontos turísticos e museus; visita guiada as agroindústrias familiares; piquenique cultural com exposições e mostras de gastronomia e agricultura familiar no centro cultural e na praça da estação férrea; oficinas de cozinha em escolas; visitas guiadas ao mercado público e feira do produtor; seminário de alimentação, rodada de aproximação entre produtores locais, hotéis, bares, restaurantes e similares; seminário de alimentação escolar entre outras atividades.

Na quarta-feira, a programação contemplou a exposição fotográfica São Borja Missioneira, oficinas e aulas de cozinha, além de passeio de barco no Rio Uruguai, com saída na Sede de Pesca e Clube Náutico em Santo Tomé, na Argentina.

Na sexta-feira (11), a programação inicia com o Café da Manhã da Acisb, às 7h30, sobre “Atualidades e Rumos do Mercado Gastronômico, com Róger KlafKe, do Pólo Gastronômico do SEBRAE. Uma das principais atividades do dia é a palestra “A formação da Culinária Brasileira”, a ser ministrada pelo antropólogo Dr. Carlos Alberto Dória (SP).

O Circuito de Pratos Missioneiros nos restaurantes de São Borja e Santo Tomé continua ocorrendo normalmente até o fim do festival, em São Borja nos restaurantes Al-Manara, Algo Mais, Beef, Raízes, Divino e Confeitaria Totti.

A programação completa com informações a respeito de locais e inscrições das atividades está disponível no site do evento.

Também é possível acompanhar as atividades previstas na programação pela página do festival no Facebook.