Página inicial > Últimas Notícias > Colégio de Dirigentes realiza última reunião de 2022
Notícias IF Farroupilha

Colégio de Dirigentes realiza última reunião de 2022

Publicado em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 13h21 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Nesta quarta-feira (14), a partir das 9h, o IFFar realiza a 10ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir). O encontro é online e transmitido ao vivo; a gravação do turno da manhã está disponível neste link.

Codir 14.12.png

A reunião iniciou com o relato sobre a etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIF), pela professora Maíra Frigo Flores, responsável legal do IFFar na competição e membra da Comissão Organizadora dos Jogos (COJIF) 2022. Os JIF foram realizados de 28 de novembro a 2 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP), sediados pelo IFSP. A delegação do Instituto Federal Farroupilha foi composta por 71 estudantes atletas e 14 servidores de 10 campi.

Maíra destacou a organização do evento e as condições proporcionadas pelo IFFar para que os estudantes pudessem participar. Também ressaltou a troca cultural durante os jogos, que contaram com mais de 2 mil atletas de 31 Institutos Federais de todo o país. "Quando pensamos em um evento esportivo, associamos ao empenho, à medalha, mas o momento transcende o esporte. É muito bonito de ver", comentou a docente.

Nesta edição, o IFFar conquistou uma medalha de ouro no Salto em Altura, pelo estudante Adrian Jordan dos Santos Siqueira, do Campus São Borja. A professora Maíra Flores também lembrou o bom desempenho no Xadrez Masculino, que ficou com o quarto lugar nacional.

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Lehn, que acompanhou os JIF, definiu o evento como "incrível" para a formação dos estudantes. "Penso que não existe evento que represente mais o que é a Rede Federal do que esses jogos", afirmou o dirigente.

A reitora do IFFar, Nídia Heringer, também destacou a importância dos jogos. "A Rede Federal propicia momentos muito importantes em termos culturais, de integração, de aprendizado e de vivências que muitos de nossos estudantes não teriam. Então, nosso esforço se volta para fazer o que fomos criados para fazer enquanto instituição".

Em 2022, os JIF contaram com duas etapas: uma local e uma nacional. Em 2023, o campus anfitrião da etapa local dos jogos será Frederico Westphalen. O Diretor Geral do campus, Bruno Boniati, fez uma proposta de datas para o evento, a qual será discutida nas próximas reuniões.

A etapa nacional dos JIF 2023 será em Fortaleza, no Ceará. Ainda não foi decidido se haverá uma etapa regional.

Destaques da primeira parte da reunião:

Reuniões em 2023 - foi aprovado o calendário de reuniões do Colégio de Dirigentes em 2023. A primeira será realizada em 8 de março. Estão previstas dez reuniões, nove online e uma presencial, sendo essa última vinculada à disponibilidade orçamentária.

Monitoramento e revisão do PDI 2019-2026 - o administrador Rodrigo Uszacki Carvalho de Freitas, presidente do Comitê de Monitoramento e Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026, apresentou pontos do trabalho do grupo no desenvolvimento da metodologia de acompanhamento do PDI. Conforme o servidor, o documento da metodologia deve ser finalizado até o início do próximo ano e, a partir dele, será iniciada a revisão.

Registros Acadêmicos - foi aprovada pelo Codir, com alterações, a versão revisada do Regulamento de Registros e Procedimentos Acadêmicos do IFFar. A pauta foi apresentada pela Coordenadora de Registros e Diplomas da Pró-Reitoria de Ensino, Deisi Maria Link, que explicou que o trabalho de reformulação teve início em 2021. O documento foi construído na reitoria e debatido nos campi. Em agosto, foi apreciado e aprovado pelo Comitê Assessor de Ensino (CAEN) e posteriormente analisado pela Procuradoria Jurídica.

Assistência Estudantil - o Diretor de Assistência Estudantil, Hermes Gilber Uberti, apresentou a proposta de mudança na sistemática de distribuição de uma parte dos recursos provenientes do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), a qual foi aprovada pelos dirigentes. Trata-se da parcela de 5% destinada a ações gerais e específicas, especialmente direcionadas às unidades com dificuldades para o custeio de auxílios e alimentação estudantil. Antes retidos na reitoria, os valores passarão a ser enviados diretamente aos campi.

Secom