Página inicial > Últimas Notícias > Do técnico à pós-graduação: inscrições abertas para vários tipos de cursos
Notícias IF Farroupilha

Do técnico à pós-graduação: inscrições abertas para vários tipos de cursos

Publicado em Terça, 10 de Janeiro de 2023, 14h11 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha está com inscrições abertas em seleções para diferentes tipos de cursos, todos gratuitos. As oportunidades são para quem está ingressando no ensino médio, para quem já o encerrou e também para quem é graduado(a) e busca uma especialização. Confira.

noticia geral

As seleções em andamento do IFFar são regidas por diferentes editais. Têm, portanto, formas e datas diversas para inscrições. Confira abaixo a lista de todas as seleções abertas.

Cursos de Graduação

Os cursos de graduação (licenciaturas, bacharelados e cursos de tecnologia) são dirigidos para quem já tem o ensino médio completo. As inscrições vão até 24 de janeiro. São mais de 1.800 vagas em diversos cursos presenciais e a distância em 12 cidades do RS. A seleção é pela nota do ENEM: valem as provas realizadas entre 2009 a 2022. Saiba mais.

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Os cursos técnicos integrados são para quem tem o Ensino Fundamental completo. Nesse tipo de curso, o estudante faz as disciplinas básicas do Ensino Médio e o curso técnico no IFFar, ao mesmo tempo. Todos os cursos são presenciais.

O IFFar está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado, que tem como objetivo preencher vagas que sobraram da seleção já realizada em 2022. São 84 vagas disponíveis nos campi Alegrete, Jaguari e São Vicente do Sul. As inscrições vão até 24 de janeiro. Saiba mais.

Cursos Técnicos Subsequentes

Os cursos técnicos subsequentes são dirigidos para quem já tem o Ensino Médio completo e deseja fazer um curso técnico no IFFar. A seleção que está com inscrições abertas também é simplificada. São 85 vagas para cursos presenciais e a distância nas cidades de Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Panambi, São Vicente do Sul e Candelária. As inscrições vão até 5 de fevereiro. Saiba mais.

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para Jovens e Adultos (PROEJA)

Os cursos técnicos integrados para jovens e adultos (PROEJA) são dirigidos a quem já completou 18 anos e não concluiu o Ensino Médio. Nesse tipo de curso, o aluno faz as disciplinas básicas do Ensino Médio e o curso técnico no IFFar. Todos os cursos são presenciais e a maior parte é no turno da noite.

O IFFar oferece 270 vagas para esses cursos nas cidades de Alegrete, Jaguari, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto e São Borja. As inscrições vão até 6 de fevereiro. Saiba mais.

Cursos de Pós-Graduação

O IFFar está com seleção aberta para dois cursos de especialização (pós-graduação lato sensu) presenciais ofertados nas cidades de Alegrete e Panambi. Em Alegrete, o curso oferecido é o de Computação Aplicada. Em Panambi, de Biodiversidade e Conservação. As aulas são realizadas nas sextas-feiras à noite e nos sábados durante o dia. As inscrições vão até 27 de fevereiro. Saiba mais.

No final de 2022, o IFFar também publicou o edital do processo seletivo para a Especialização em Gestão da Qualidade e Novas Tendências em Alimentos EaD, ofertada no Campus Santa Rosa e no Campus Santo Ângelo. As inscrições abrem no dia 13 de fevereiro. Saiba mais.