Página inicial > Últimas Notícias > Pleno do Conif recebe secretário da Setec na primeira reunião do ano
Notícias IF Farroupilha

Pleno do Conif recebe secretário da Setec na primeira reunião do ano

Publicado em Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 09h09 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A 118ª Reunião Ordinária do colegiado teve início nesta quarta-feira (25), em Brasília.

pleno conif_1.png

O novo secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira, participou da primeira reunião de 2023 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A 118ª Reunião Ordinária do colegiado ocorre nos dias 25 e 26 de janeiro, em Brasília. A reitora do IFFar, Nídia Heringer, membra do Pleno e Vice-Presidente de Relações Parlamentares do Conif, participa da agenda do Conselho na capital.

Durante o encontro, os dirigentes da Rede Federal elencaram um conjunto de pautas importantes para as instituições. Os pleitos foram divididos em três grupos, sendo eles Orçamento, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Rede Federal. “O aparato de conhecimento e pessoas está à disposição da Setec para buscar saídas e soluções junto ao MEC para debater os temas importantes das instituições”, frisou o presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha, durante a reunião.

Em sua fala, Claudio Alex, que também é reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), cobrou empenho da Setec no provimento de redistribuição do orçamento de 2023. “É louvável a disposição para o diálogo dessa gestão, mas, precisamos falar sobre os recursos das nossas instituições, que na LOA [Lei Orçamentária Anual] chegou a ser 11% menor que o registrado na PLOA [Projeto Lei Orçamentária Anual]. É preciso refazer a distribuição para recompor o orçamento”, disse.

A reposição do recurso de investimento; a atualização do Banco de Servidores; a redistribuição de servidores; o redimensionamento da Rede Federal; e o ensino híbrido foram algumas outras demandas apresentadas pelo colegiado ao secretário e sua equipe. “Não vamos fazer nada sem contar com o Conif. Esse é um compromisso nosso. Podemos trabalhar junto as câmaras do Conselho, em grupos de trabalho, para que possamos chegar resultados positivos”, afirmou Getúlio Marques. O Pleno do Conif e a equipe da Setec devem voltar a dialogar em breve sobre os tópicos encaminhados pelos conselheiros a equipe do Ministério.

Programação

Nesta quinta-feira (26), estão na pauta da 118ª Reunião Ordinária do Conif: Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras; Edital IF+Empreendedor; Prestação de contas 2022; Quantitativo de servidores requisitados e cedidos; Análise da Portaria 10723 – redistribuição; e Relatório das pautas estratégicas de 2022. Após o encerramento do encontro, às 17h30, a reitora do IFFar, Nídia Heringer, participa de reunião entre a Diretoria do Conif e a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Conif_2023_844x457-equal.png

Secom, com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do Conif