Página inicial > Últimas Notícias > Aluna do IFFar é eleita para o Parlamento Juvenil do Mercosul
Notícias IF Farroupilha

Aluna do IFFar é eleita para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Publicado em Segunda, 21 de Novembro de 2016, 11h36 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A aluna do Instituto Federal Farroupilha – Campus Frederico Westphalen Giovana Pertuzzatti Rossatto é uma das estudantes eleitas para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Ela foi a única representante do Rio Grande do Sul na seleção.

Os 27 nomes que representarão o país durante os próximos dois anos no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), eleitos em cada unidade da Federação, foram conhecidos na última quinta-feira (17).

Até 2018, os representantes selecionados estarão à frente das discussões sobre o tema "O Ensino Médio que Queremos" e terão de elaborar e divulgar a Declaração do Parlamento Juvenil. O documento, produzido em conjunto com os parlamentares juvenis dos países-membros e associados do PJM, deve consolidar propostas para atender necessidades e anseios comuns da juventude dos países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai) e dos países associados ao bloco (Bolívia e Colômbia).

Como primeira atividade do PJM, Giovana e os outros estudantes eleitos participarão de um curso de formação que prevê minicursos, palestras e oficinas com temas como integração regional, direitos humanos, gênero e democracia. A capacitação, organizada pelo Ministério de Educação, ocorrerá em Brasília. Os custos com passagens aéreas, hospedagem e alimentação serão cobertos pelo MEC.

Para participar da eleição nacional, os candidatos elaboraram um projeto de protagonismo juvenil vinculado à temática do Parlamento e seus eixos temáticos: inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos. Os temas representam direitos reconhecidos nos países do Mercosul e seus associados em normativas nacionais específicas e em legislações internacionais às quais se sujeitam os estados que integram o projeto.

Os nomes dos novos parlamentares juvenis brasileiros podem ser verificados na página do Parlamento Juvenil.

Com informações do MEC

O que é o Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM)?

O PJM busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

O jovem eleito para representar sua Unidade da Federação e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.

O principal objetivo do projeto é favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal – “O ensino médio que queremos” –, os jovens elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao MERCOSUL.

Notícias anteriores

Aluna do IFFar é finalista na seleção para o Parlamento Juvenil do Mercosul