Página inicial > Últimas Notícias > Permanência e êxito dos alunos é o objetivo principal do IF Farroupilha
Notícias IF Farroupilha

Permanência e êxito dos alunos é o objetivo principal do IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 24 de Novembro de 2016, 18h01 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A afirmação foi feita pela reitora do Instituto Federal Farroupilha durante a palestra de abertura do Curso de Formação de Gestores, realizada ontem (23) no Auditório da Reitoria.

Ao mesmo tempo em que o ingresso de novos alunos registrou aumento no IF Farroupilha, também aumentaram os números de evasão. Frente a este dado, a reitora, professora Carla Comerlato Jardim, disse ser a permanência e o êxito o maior objetivo a ser seguido pelo Instituto. “Conclamo que todos os gestores do IF Farroupilha assumam este desafio”, disse a reitora.

Compreender a identidade e o papel da instituição é, segundo a reitora, diretamente proporcional à permanência dos estudantes. De acordo com a professora Carla Jardim, é a partir deste conhecimento que os servidores conhecerão o perfil dos alunos e suas necessidades de assistência, planejamento de aulas e adequações.

DSC 0695 reduzida

Na foto, a reitora do IF Farroupilha, Carla Jardim, fala sobre a história e o papel dos IFs

Neste sentido, a reitora destacou dois elementos importantes que constituem a identidade do Instituto Federal Farroupilha: a oferta de todos os níveis e modalidades de ensino, o que, para ela, por si só já é um grande desafio; e o perfil dos alunos, caracterizado pela diversidade, mas também com grande número de pessoas de baixa renda e escolaridade.

Os servidores da instituição devem ter consciência destes aspectos e planejar suas atividades e suas aulas de forma a reforçar os objetivos institucionais e se adaptar às necessidades dos estudantes. Para Carla Jardim, são os técnicos e docentes de instituições como o IFFar, em sua maioria formados e especializados na educação pública, e por isso com recursos dos cidadãos brasileiros, os que mais tem responsabilidade de oferecer inclusão e oportunidade à todos os públicos, sejam estudantes do Proeja, dos cursos EAD ou das pós-graduações.

“É esta integração o que nos dá identidade, e é esta identidade que, em tempos de crise, pode nos dar sustentação social”, disse a reitora do IF Farroupilha. Ela disse também que é necessário que os servidores se posicionem em favor da educação pública, independente de partido político, de modo a sensibilizar a sociedade para a importância e o papel do Instituto Federal Farroupilha.

Curso de Formação de Gestores - Participam do curso membros das equipes diretivas de todos os campi e também da reitoria do Instituto. O curso será oferecido na modalidade de Educação a Distância para todos os servidores investidos em cargos de direção do IF Farroupilha. A abertura e duas palestras ocorreram nesta quarta e quinta-feira (23 e 24). O curso se estende até 2017, totalizando 160 horas. A finalidade é preparar as novas equipes para exercer atividades de gestão.

DSC 0789 reduzida

A foto acima mostra parte da plateia da aula inaugural do curso para gestores, composta por diretores de todos os campi do IFFar