Página inicial > Últimas Notícias > Reitora do IFFar participa de reuniões da Rede Federal em Brasília
Notícias IF Farroupilha

Reitora do IFFar participa de reuniões da Rede Federal em Brasília

Publicado em Quinta, 16 de Março de 2023, 13h18 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A agenda engloba atividades na Setec/MEC, no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados e na Secretaria de Comunicação Social, além da 120ª Reunião Ordinária do Conif.

Anexos:

conif_2023_1_15marco.png

Foto: Reitores têm audiência com parlamentares em ato em prol da defesa dos Institutos Federais, no dia 15 de março. ASCOM IFRO

Nesta semana, de 13 a 17, a reitora do IFFar, Nídia Heringer, está em Brasília para participar de compromissos relacionados à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A agenda engloba reuniões na Setec/MEC, no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados e na Secretaria de Comunicação Social, além da participação na 120ª Reunião Ordinária do Conif.

No final da segunda-feira (13), Nídia Heringer e os diretores-gerais do Campus Alegrete, Ana Rita Parizi, e do Campus São Vicente do Sul, Deivid Oliveira, estiveram na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). A reitora convidou os DGs a participarem do início da reunião que estava agendada, uma vez que eles também cumpriam agendas em Brasília. "Juntos, tratamos das questões que envolvem todos os campi: transporte estudantil e situacionalidade dessa pauta nos municípios do território do IFFar, recursos para a assistência estudantil e de políticas estruturantes nessa área, essenciais para a permanência e êxito, LOA 2023 e ainda a tipologia dos campi (portaria MEC 713) e número de servidores”, relata Nídia.

conif marco 2015.png

Foto: reitora do IFFar e diretores-gerais de campus participam de reunião na Setec/MEC.

Após, foi realizada reunião específica da reitora com as Diretorias Políticas de Regulação e de Desenvolvimento da Rede sobre a mudança de tipologia do Campus Avançado Uruguaiana, os 15 anos do IFFar e a necessidade de uma sede própria para a reitoria, em esforço de consolidação por meio de orçamento extra LOA.

Na terça-feira (14), a reitora participou do primeiro dia de programações da 120ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A agenda foi das 9h às 18h30. O encontro, realizado na sede do Conif, teve continuidade no turno da manhã dos dias seguintes (15 e 16). A pauta completa pode ser acessada no arquivo anexo a esta notícia.

conif_2023_2.png

Na quarta-feira (15), à tarde, foi momento de Diálogos no Congresso. Reitores e reitoras estiveram no Congresso Nacional para debater com parlamentares em busca de apoio na tramitação e na aprovação de cinco propostas legislativas, para além das questões de recuperação e ampliação do orçamento da Rede Federal. São elas: o Plano Nacional de Assistência Estudantil; a Política Nacional de Profissionais da Educação; o Sistema Nacional de Educação (SNE); pautas referentes à Alimentação Escolar; e a formação de Comissão Especial para o novo Plano Nacional de Educação/ PNE.

Ainda, a partir das 18h, foi realizado um ato na Câmara dos Deputados com lideranças políticas, gestores da Setec e representantes estudantis, em prol da criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais. O ato teve como objetivo sensibilizar o parlamento em favor de pautas e demandas importantes para a consolidação da Rede Federal de EPCT e da valorização de estudantes e servidores.

Nesta quinta-feira (16) pela manhã, as pautas centrais da reunião do Conif foram o Orçamento 2023 e a necessidade de aporte extra à LOA 2023. Os encaminhamentos serão apresentados pela reitora na próxima reunião do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir), marcada para o dia 22.

À tarde, a agenda inicia com a participação de Nídia Heringer na abertura do Seminário Internacional SESI SENAI de Educação (programação nos anexos desta notícia). Na sequência, às 17h, a reitora reúne-se com o Ministro da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, Paulo Pimenta. Entre as pautas que serão abordadas, estão a importância da Rede Federal de EPCT, os 15 anos dos IFs e a consolidação dos planejamentos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFFar.

52751728335_13aa349141_c.jpg

Foto: Mobilização de reitores no Congresso Nacional. ASCOM IFRO