Página inicial > Últimas Notícias > Criação de campus em Santa Maria é tema de reunião com parlamentar
Notícias IF Farroupilha

Criação de campus em Santa Maria é tema de reunião com parlamentar

Publicado em Terça, 21 de Março de 2023, 15h48 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar recebeu o deputado estadual Valdeci Oliveira nesta segunda-feira (20), no Gabinete da Reitora. Os assuntos tratados com o parlamentar foram a possível criação de um campus do IFFar em Santa Maria e o projeto do Geoparque Raízes de Pedra.

Reunião no Gabinete da Reitora

Foto: deputado estadual Valdeci Oliveira (de frente, à esq.) e assessores foram recebidos no Gabinete da Reitora do IFFar em Santa Maria

A criação de um campus na cidade de Santa Maria é uma das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFFar para o período de 2019 a 2026. Entre outras funções, o PDI tem o objetivo de estabelecer as ações prioritárias que a instituição pretende desenvolver dentro de determinado período.

De acordo com Nídia Heringer, reitora do IFFar, essa pauta não foi trabalhada nos últimos quatro anos devido à falta de respaldo junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Agora, com a possibilidade de que a Rede Federal volte a se expandir, a criação de um campus do IFFar em Santa Maria também volta a ser uma possibilidade.

“A Setec sinalizou que os 15 anos de criação dos Institutos Federais (IFs) é uma data importante para a consolidação das instituições”, explicou a reitora. Criados em dezembro de 2008, a partir da Lei nº 11.892, os IFs completarão 15 anos de existência no final de 2023. Nesse sentido, a Secretaria orientou a instituição a formalizar a demanda de criação de um campus na cidade de Santa Maria. Junto dela, a instituição também pleiteia a possibilidade de adquirir uma sede própria para a Reitoria.

Nídia Heringer explicou que a criação dessa unidade é algo que precisa ser construído junto ao município e às lideranças regionais. Para isso, já foram realizadas reuniões com o atual prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom, que se manifestou favoravelmente. Além disso, a reitora entende que as lideranças de todos os partidos, independentemente da orientação ideológica, devem auxiliar nessa demanda.

Reunião entre IFFar e Deputado Estadual Valdeci Oliveira

Foto: a reitora do IFFar Nídia Heringer (de frente, no centro) explicou que a criação de um campus em Santa Maria será um dos temas centrais nas discussões sobre a renovação do PDI

Como o deputado Valdeci Oliveira representa a região de Santa Maria, inclusive já tendo sido prefeito do município, ele se torna um bom interlocutor junto a outros parlamentares e outras lideranças políticas. Em suas redes sociais, o deputado estadual afirmou que a criação de um campus do IFFar em Santa Maria “é uma luta que vale a pena topar”.

O texto publicado afirma ainda que a criação de uma unidade na cidade seria benéfica para o IFFar, pois ampliaria a sua estrutura “em uma cidade que é referência nacional na educação”. Também seria positiva para a cidade, trazendo retorno social e econômico para Santa Maria.

Projeto do Geoparque Raízes de Pedra também foi pauta da reunião

A reunião com o deputado estadual Valdeci Oliveira também abordou o projeto de criação do Geoparque Raízes de Pedra. De acordo com Ângela Marinho, pró-reitora de Extensão do IFFar (Proex), a conversa teve o objetivo de solicitar auxílio do parlamentar no impulsionamento de ações que ajudem a concretizar o projeto.

Gestão do IFFar recebe Deputado Estadual Valdeci Oliveira no Gabinete da Reitoria

Foto: a reunião teve a participação da chefe do Gabinete da Reitora Dalva Pillar, da reitora do IFFar Nídia Heringer, do deputado estadual Valdeci Oliveira acompanhado de assessores, e da pró-reitora de Extensão Ângela Marinho (da esq. p/ dir.)

Nesse sentido, foram três as principais demandas apresentadas ao deputado estadual: auxílio na interlocução com outros deputados e lideranças políticas; auxílio na criação de um projeto de lei que crie o Dia Estadual do Geoparque Raízes de Pedra, a exemplo de outros projetos parecidos; e auxílio na interlocução com o Ministério do Turismo para viabilizar um orçamento específico para o projeto. A pró-reitora de Extensão do IFFar explicou que esse orçamento seria utilizado principalmente para a criação de cursos de capacitação para as pessoas que integram o Projeto.

O Raízes de Pedra é uma das quatro propostas de criação de Geoparques do Rio Grande do Sul. O projeto é do IFFar em parceria com o Departamento de Geociências da UFSM e a Unipampa. Ângela Marinho explicou que sua criação pode colaborar com o desenvolvimento humano, econômico e social do território abrangido pelo Geoparque: os municípios de São Pedro, Mata, São Vicente do Sul, Jaguari, Nova Esperança e São Francisco de Assis.

Nas redes sociais, o deputado estadual Valdeci Oliveira afirmou que o Geoparque Raízes de Pedra “é uma importante alternativa para fortalecer o turismo e a geração de trabalho e renda na Região Central” do Rio Grande do Sul.

Secom