Página inicial > Últimas Notícias > Reunião do Consup destaca indicadores do relatório de gestão
Notícias IF Farroupilha

Reunião do Consup destaca indicadores do relatório de gestão

Publicado em Segunda, 27 de Março de 2023, 13h59 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Nesta segunda-feira (27), o Instituto Federal Farroupilha realiza a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Superior (Consup), com início às 10h da manhã e continuidade no turno da tarde. O encontro é transmitido ao vivo no YouTube pela WebTV. Entre os assuntos tratados, está o Relatório de Gestão referente ao ano de 2022. A pauta completa pode ser acessada nesta notícia.

28.png

Foto: abertura da 1ª Reunião Ordinária do Consup de 2023.

A aprovação da minuta do Relatório de Gestão 2022 foi a primeira pauta apreciada pelos conselheiros e conselheiras. Trata-se de uma prestação de contas anual publicada pelas instituições públicas, em atendimento ao artigo 70 da Constituição Federal e às exigências dos órgãos de controle. Assim, o documento sistematiza informações sobre recursos, processos e resultados institucionais, articulados às finalidades e competências do IFFar e também ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026. A reitora do Instituto, Nídia Heringer, destacou que neste ano o prazo para publicação do relatório é 31 de março.

Para o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Lehn, que fez a apresentação dos principais indicadores do documento, o relatório é uma forma de aproximar ainda mais o IFFar da sociedade. "Ele tem como objetivo principal oferecer uma visão clara sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas da nossa instituição levam à geração de valor público no curto, médio e longo prazos, além de demonstrar e justificar os resultados que foram alcançados", explicou.

27.png

Foto: pró-reitor de Desenvolvimento Institucional apresenta dados do Relatório de Gestão 2022.

O relatório traz dados fornecidos por cada uma das pró-reitorias do IFFar. Apenas os indicadores de ensino apresentados hoje na reunião são preliminares, uma vez que o IFFar aguarda a divulgação dos índices da Plataforma Nilo Peçanha. Após publicados, esses serão anexados ao relatório, conforme orienta o Tribunal de Contas da União (TCU).

A seguir, confira alguns destaques do Relatório de Gestão 2022.

Unidades

• O IFFar conta com 14 unidades: 10 campi, 1 reitoria, 1 campus avançado e 2 centros de referência, além de 15 polos EaD.

Ensino

• Foram 14.371 estudantes em atividade em 2022: desses, 4.271 ingressantes e 3.982 formados
  • 92 cursos diferentes em funcionamento

Gestão de Pessoas

• 1.408 servidores: 726 docentes e 682 TAEs
  • 100 auxílios qualificação concedidos por meio do Programa Institucional de Incentivo à Qualificação Profissional (PIIQP)
  • 132 servidores participantes do Programa de Gestão e Desempenho (PGD)
  • 131 admissões, sendo 22 de servidores efetivos e 109 de temporários

Alunos e Sociedade

• 4.591 vagas ofertadas em processos seletivos
  • EaD: 200 vagas em cursos técnicos e 160 em cursos superiores EaD

Assistência Estudantil

• 1.673 bolsas e auxílios concedidos
  • 772 estudantes em moradia estudantil
  • 80 bolsas-transporte
  • 18.039 atendimentos em programas de saúde

Convênios e projetos

• 248 convênios e 51 projetos para desenvolvimento de ações de extensão
  • 1 convênio e 1 projeto realizado em pesquisa e inovação tecnológica
  • 144 ações de qualificação da Formação Inicial e Continuada (FIC) de professores da educação básica

Centros de Idiomas

• 180 vagas ofertadas
  • 6 campi com centro de idiomas
  • 2 línguas estrangeiras extracurriculares ofertadas
  • 10 docentes envolvidos

Projetos de pesquisa

• 120 projetos desenvolvidos: 105 científicos e 15 tecnológicos, todos com foco no desenvolvimento local e regional, envolvendo 176 estudantes.

Ações de extensão

• 78.271 participantes da comunidade externa
  • 459 projetos
  • 757 estudantes
  • 451 docentes

Pós-graduação

• 15 cursos ofertados: 14 especializações e 1 mestrado
  • 385 estudantes em curso

Empreendedorismo

• 10 incubadoras-campus
  • 7 empresas incubadas
  • 1 empresa júnior
  • 683 estudantes em formação

Criação de produtos e tecnologia

• 3 programas de computador registrados
  • 1 depósito de patente junto ao INPI
  • 2 indicações geográficas registradas

A minuta do relatório foi aprovada pelo Consup. Antes de publicado, o documento passará por revisão e diagramação. No portal do IFFar, os relatórios de gestão são divulgados nesta página

A gravação da primeira parte da reunião do Consup está disponível no canal da WebTV no YouTube.

Secom