Página inicial > Últimas Notícias > Consup aprova Regulamento da Atividade TAE do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Consup aprova Regulamento da Atividade TAE do IFFar

Publicado em Segunda, 27 de Março de 2023, 18h02 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Conselho Superior (Consup) do IFFar aprovou o Regulamento da Atividade TAE (RAT) nesta segunda-feira (27). O documento estimula e permite a formalização da participação dos servidores Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) em atividades institucionais que vão além daquelas que são inerentes aos seus cargos.

consup notícia27032023

Foto: apresentação da RAT durante 1ª Reunião Ordinária do Consup nesta segunda-feira (27)

O Consup realizou sua 1ª Reunião Ordinária nesta segunda-feira (27). Na primeira parte da reunião, entre outros assuntos, foram apresentados dados referentes ao Relatório de Gestão 2022. No período da tarde, foram discutidos o Regulamento da Atividade TAE do IFFar e a aprovação da criação de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.

O RAT especifica atividades que os servidores TAE do IFFar podem realizar além daquelas que são específicas aos seus cargos e aos seus setores de lotação. A ideia é estimular os TAEs a participarem de atividades que também são finalísticas da instituição, como aquelas ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Com a aprovação do documento, os servidores poderão destinar parte de sua carga-horária semanal a essas atividades através de um planejamento. Com isso, o Regulamento também permite aos servidores que já desenvolvem essas atividades a formalização delas. O número de horas que podem ser dedicadas varia de acordo com a carga-horária do servidor e com o tipo de atividade.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar Carlos Lehn falou do pioneirismo desse tipo de regulamentação na Rede Federal: “não há muitas referências na Rede Federal de um regulamento da atividade TAE. Construímos um modelo praticamente do zero. Buscamos de uma forma bem objetiva estabelecer uma referência para a atuação do servidor TAE dentro da instituição”.

A reitora do IFFar Nídia Heringer comemorou a aprovação do documento que vai permitir aos servidores participarem ainda mais das atividades finalísticas do IFFar. Ela lembrou que o próximo desafio é o ajuste de horários, para que os servidores consigam desenvolver essas atividades e ainda assim manter o funcionamento da instituição.

O RAT descreve as atividades dos servidores TAE em seis grupos: administrativas, de ensino, de pesquisa, de extensão, de desenvolvimento e de gestão e representação institucional. O documento descreve uma série de atividades que os TAEs podem realizar em cada uma dessas categorias. Especifica também o número de horas que os servidores podem dedicar para cada uma dessas atividades de acordo com sua carga-horária semanal. Os TAEs que desejarem atuar nessas diferentes atividades deverão elaborar um relatório semestral.

Campus Panambi vai ofertar cinco cursos novos

O Consup aprovou a criação de cinco novos cursos no IFFar – Campus Panambi (veja abaixo a lista de cursos criados). De acordo com o diretor-geral Jorge Fonseca, a reformulação da oferta de cursos da unidade visa atender demandas da região e dos próprios estudantes. A criação do curso de Bacharelado em Agronomia, por exemplo, vem da percepção de que alunos que cursavam a Tecnologia em Produção de Grãos no campus acabavam evadindo e procurando justamente a outra formação em outros locais.

O Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, por sua vez, já estava previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFFar (PDI). Além disso, ele é visto como uma demanda da região, que é um polo metal-mecânico. Situação parecida é a do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio. Jorge Fonseca explicou que a construção civil está em alta na região de Panambi e há demanda de um maior número de profissionais da área.

Nídia Heringer salientou que, mesmo com toda a reformulação da oferta do Campus Panambi, a unidade continuará atendendo aos percentuais mínimos de vagas oferecidas para cursos técnicos e licenciaturas conforme previstos em lei.

O Consup também aprovou a criação de cursos em outros dois campi, a reformulação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de duas especializações e a extinção de algumas ofertas. Confira abaixo:

Cursos criados:

• Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio (Campus Panambi);
  • Técnico em Agronegócio Subsequente ao Ensino Médio - EaD (Campus Panambi);
  • Bacharelado em Agronomia (Campus Panambi);
  • Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação (Campus Panambi);
  • Bacharelado em Química Industrial do (Campus Panambi);
  • Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio (Campus São Borja);
  • Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Educação e Práticas Pedagógicas Contemporâneas (Campus Frederico Westphalen).

PPCs reformulados:

• Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Gestão Escolar (Campus Panambi);
  • Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Ensino de Ciências e Matemática (Campus Alegrete).

Cursos extintos:

• Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias (Campus Jaguari);
  • Extinção de cursos técnicos vinculados ao Programa Rede e-Tec Brasil.

A 1ª Reunião Ordinária do Consup foi transmitida pela WebTV do IFFar. As gravações da reunião estão disponíveis no Youtube (parte 1; parte 2). Confira aqui a pauta completa da reunião.

Consup - O Conselho Superior é o órgão máximo do IFFar, de caráter consultivo e deliberativo. Todas as informações sobre o Consup, incluindo calendário de reuniões e links para transmissões passadas estão disponíveis neste link. Todas as reuniões são transmitidas ao vivo pela página da WebTV do IFFar no Youtube.