Página inicial > Últimas Notícias > Projeto compartilha conteúdos de Língua Portuguesa e Literatura nas redes sociais
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 30 de Março de 2023, 10h04 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Por meio de posts e lives, o projeto de extensão Integralin: Linguagens em Rede auxilia estudantes a se prepararem para o Enem, entre outras temáticas.

integralin_30031.png

Imagem: marca do projeto

Idealizado pelas professoras Angélica Ilha Gonçalves e Bianca Legramante Martins, do Campus São Borja, o projeto de extensão Integralin: Linguagens em Rede teve início em 2021. Segundo as docentes, o objetivo era despertar e manter o interesse dos estudantes por temáticas de língua portuguesa e literatura durante a pandemia. "Como as redes sociais são muito utilizadas por esse público adolescente, resolvemos criar um perfil para a difusão desse tipo de conhecimento ao mesmo tempo em que buscamos maior presença da escola nesse espaço", explicam.

Assim, em julho daquele ano, elas publicaram o primeiro post no perfil @Integra.lin no Instagram. De lá até dezembro de 2022, já foram 94 publicações. O projeto também conta um site que, assim como a rede social, traz conteúdos de gramática, dicas de leitura e redação para o Enem, divulga eventos, oferece materiais de apoio, entre outros.

Na primeira edição, o projeto recebeu a colaboração de todos os professores da área de linguagens do Campus São Borja. Já na segunda, em 2022, o Integralin expandiu sua rede, com professores da rede municipal. "Hoje, contamos com a participação de professores dos campi São Borja e São Vicente do Sul, das áreas de língua portuguesa, literatura brasileira, línguas inglesa e espanhola", contam Angélica e Bianca.

Ao longo desses dois anos, os posts e vídeos abrangeram temáticas como: dificuldades de escrita, dicas de leitura, competências para o Enem, personalidades escritoras, poesia gauchesca, curiosidades, entre outras. Durante as lives promovidas pelo canal, estudantes puderam encaminhar e esclarecer dúvidas sobre escrita e correção de redações. O Integralin também produziu conteúdos em parceria com outros projetos, como o Petiscos de História, vinculado ao curso de Gastronomia do Campus São Borja.

cardIntegralin notícia18042023

Imagem: o Integralin relaciona-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, Educação de Qualidade, da Agenda 2030 (ver final da notícia)

Em entrevista, as professoras falaram sobre o processo de escolha dos assuntos que seriam tratados nos posts e lives: "Inicialmente, fizemos uma pesquisa junto aos estudantes e reuniões para verificar o que os colegas gostariam de trabalhar. Quando já estávamos com o perfil ativo, abrimos espaço para sugestões online. Também contamos com o apoio dos estudantes bolsistas para levantamento de temas de interesse, inclusive modelos de postagens. Hoje, buscamos manter esse canal de comunicação com os estudantes, além de reuniões entre os professores integrantes e bolsistas".

Angélica e Bianca contam que o projeto realiza avaliações contínuas para verificar se os conteúdos atendem aos interesses do público: "nosso retorno tem sido satisfatório e a cada edição procuramos modificar e adaptar o que for necessário". Foi a partir desse diagnóstico que as docentes definiram o foco do projeto para 2023, que será a preparação para o Enem. Nessa terceira edição, elas pretendem intensificar o diálogo com os estudantes, não só do campus, mas também de outras unidades do IFFar e até de outras instituições de ensino.

Conheça o perfil do Integralin no Instagram e o site do projeto.

integralin_3003.png

Imagem: perfil do Integralin na rede social Instagram.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU

Desde o final de 2022, o IFFar iniciou uma série da ações para divulgar seus projetos de extensão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030. Para isso, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) selecionou projetos dos campi através de um edital para a publicação de um e-book.

A Agenda 2030 é um plano de ação estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que estimula a adoção de medidas que promovam o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, foram estipulados 17 objetivos (ODSs) que abordam os principais desafios enfrentados pelo Brasil e pelo mundo.

O projeto Integralin relaciona-se ao ODS de número 4: Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Confira os outros objetivos estabelecidos pela ONU neste link.

Além do e-book, os projetos de extensão também são divulgados através das páginas oficiais do IFFar no Instagram e no Facebook. Alguns dos projetos também serão tema de reportagens como essa. Confira abaixo outras reportagens já publicadas, ou acompanhe pela tag agenda2030IFFar.

Assunto(s):