Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes negros do IFFar podem se inscrever para concorrer a bolsas até 6 de abril
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Terça, 04 de Abril de 2023, 16h52 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

As inscrições para o edital de bolsas para estudantes negros de cursos de graduação e pós-graduação do IFFar foram prorrogadas até 6 de abril. São oferecidas 13 bolsas.

bolsascarrefour notícia04042023

Por meio do Edital nº 126/2023, o IFFar lançou a seleção de estudantes negros e negras (pretos/as e pardos/as) para concessão de bolsas de estudo e permanência. O cronograma da seleção foi alterado pelo Edital nº 151/2023, publicado nesta terça-feira (4).

As inscrições vão até 6 de abril e podem ser realizadas online, via formulário eletrônico, ou presencialmente, com as coordenações de curso. No ato da inscrição o estudante deverá entregar (presencial) ou anexar (online) cópias dos documentos listados no edital da seleção.

O benefício é voltado para matriculados/as em cursos de graduação e de pós-graduação e visa ao estímulo nas áreas do conhecimento historicamente com baixa representatividade da população negra. O valor é de R$1.000 para alunos e alunas da graduação ou especialização e de R$3.500 para estudantes do mestrado (valores brutos, sujeitos à dedução de eventuais impostos).

Distribuição das bolsas

O edital disponibiliza 13 bolsas. Cinco são dirigidas para os cursos de graduação em Administração dos campi Santa Rosa, Júlio de Castilhos e São Vicente do Sul, Arquitetura e Urbanismo do Campus Santa Rosa e Ciências Biológicas, do Campus São Vicente do Sul (uma para cada curso).

Outras sete bolsas são dirigidas a estudantes de cursos de especialização: três para a Especialização em Ensino de Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Campus Santa Rosa; e quatro para a Especialização em Ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, do Campus São Borja.

Também há uma bolsa dirigida a alunos do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept).

Origem das bolsas

As bolsas foram concedidas ao IFFar após aprovação no edital de Chamamento Público promovido pelo Grupo Carrefour em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.

O pagamento das bolsas pela multinacional é resultado de um acordo assinado pelo Grupo Carrefour após o assassinato de um homem negro em uma unidade da empresa em Porto Alegre.