Página inicial > Últimas Notícias > IFFar vai desenvolver parceria com projeto social em Santa Maria
Notícias IF Farroupilha

IFFar vai desenvolver parceria com projeto social em Santa Maria

Publicado em Segunda, 10 de Abril de 2023, 16h54 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha participou da apresentação do Batalhão do Bem, realizada no dia 3 de abril no Santa Maria Tecnoparque. O IFFar será parceiro do projeto social que reúne outras instituições como o Instituto Unicred e a 6ª Brigada de Infantaria Blindada do Exército Brasileiro. Conheça o projeto.

apresentaçãobatalhãodobem notícia10042023b

Foto: a apresentação do Batalhão do Bem teve a presença da Reitora e da Pró-Reitora de Extensão do IFFar

O Batalhão do Bem é um projeto social desenvolvido no município de Santa Maria pelo Instituto Unicred com outras instituições locais, entre elas o IFFar. O objetivo do projeto é ressignificar, a partir da ótica da economia circular, o processo de transformação e reaproveitamento de resíduos.

O projeto reúne diversas ações em parceria com as instituições participantes. Uma dessas ações foi a revitalização da pracinha em frente ao Hospital de Caridade, na região central de Santa Maria. Outra ação já em andamento é a reutilização de uniformes descartados pelo Batalhão Logístico da Brigada Militar de Santa Maria, a partir da doação de fardas e vestimentas não mais utilizadas.

De acordo com a coordenadora de Programas Sociais da Pró-Reitoria de Extensão Denise Valduga, o IFFar está em fase de consolidação formal da parceria com o projeto social. Uma das ações previstas é a oferta de três cursos livres de extensão para comunidades em situação de vulnerabilidade social, especialmente para as mulheres.

Outras ações também estão previstas, como a oferta de cursos de informática, de cuidado pessoal, de higiene e de primeiros socorros para membros e familiares da Associação dos Selecionadores de Material Reciclável de Santa Maria (ASMAR). O IFFar já realizou a limpeza e a conservação do pátio da sede da associação.

Além do IFFar e do Instituto Unicred, participam do projeto Batalhão do Bem as seguintes instituições: Unicred Ponto Capital; Exército Brasileiro, através da 6ª Brigada de Infantaria Blindada - Brigada Niederauer; Santa Maria Tecnoparque; Cooperativa de Trabalho de Recolhimento de Inservíveis Recicláveis (CRIR); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-RS); e Ford Superauto.

Princípios do projeto dialogam com o IFFar

No dia 3 de abril, o Batalhão do Bem realizou uma apresentação às instituições parceiras. O IFFar esteve representado pela reitora Nídia Heringer, pela pró-reitora de Extensão, Ângela Marinho, pela coordenadora de Programas Sociais do IFFar, Denise Valduga e pelo coordenador substituto, Diogo Maus.

apresentaçãobatalhãodobem notícia10042023d

Foto: representantes de instituições parceiras do Batalhão do Bem posam para foto no Santa Maria Tecnoparque

A reitora do IFFar explicou que os princípios do projeto dialogam diretamente com temáticas relacionadas ao fazer educacional e com objetivos estratégicos presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2024) do IFFar: economia circular, sustentabilidade, inclusão, incubação tecnológica e social.

Nídia Heringer disse que o convite para o IFFar participar do projeto ocorreu em virtude de programas e projetos de extensão desenvolvidos e em andamento, que envolvem servidores da instituição e parcerias com associações e entidades. “Santa Maria integra o território educativo do IFFar e o compromisso institucional com a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão é qualificado a partir das parcerias em projetos como esse”.

Para Ângela Marinho, as ações desenvolvidas pelo projeto estão em consonância com a missão dos IFs, “que é atuar junto a população em situação de vulnerabilidade social”. A pró-reitora explicou também que as ações a serem desenvolvidas pelo IFFar vão envolver diálogo, formação inicial e continuada incentivo a profissionalização e geração de renda através da economia circular.

“É um processo lento, porém, feito a muitas mãos, em parceria com muitas instituições. Juntos e em permanente diálogo podemos pensar o desenvolvimento da cidade de Santa Maria” concluiu Ângela Marinho.

Reunião na Reitoria do IFFar – a parceria entre o IFFar e o projeto Batalhão do Bem foi novamente discutida durante uma reunião na Reitoria. Participaram do encontro a reitora do IFFar Nídia Heringer, a coordenadora de Programas Sociais Denise Valduga, a gerente do Instituto Unicred Nara Lopes dos Santos. Durante a reunião, foram debatidos projetos futuros e planejadas ações articuladas a atividades já em andamento.

apresentaçãobatalhãodobem notícia10042023c

Foto: reunião na Reitoria do IFFar teve a participação de assistente administrativa da Unicred, coordenadora de Projetos Sociais do IFFar, reitora do IFFar e gerente do Instituto Unicred

Secom