Página inicial > Últimas Notícias > Campus Frederico Westphalen completa 57 anos nesta terça (11)
Notícias IF Farroupilha

Campus Frederico Westphalen completa 57 anos nesta terça (11)

Publicado em Segunda, 10 de Abril de 2023, 17h29 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar - Campus Frederico Westphalen completa 57 anos nesta terça-feira, 11 de abril. Veja fotos das comemorações e saiba mais sobre a unidade.

aniversáriofw mural notícia11042023

Foto: mural pintado por artista local em homenagem ao aniversário do Campus Frederico Westphalen

O Colégio Agrícola de Frederico Westphalen se tornou campus do IFFar em dezembro de 2014. De lá para cá, a unidade já formou mais de 1000 estudantes. A história da unidade é, no entanto, muito anterior a esta data.

A escola abriu suas portas no dia 11 de abril de 1966 como Ginásio Agrícola, quando recebeu a primeira turma. A instituição foi criada pela Lei nº 3.215, de 19 de julho de 1957, denominada Inicialmente Escola de Iniciação Agrícola de Frederico Westphalen. Em 1968, foi incorporada à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), transformando-se em Colégio Agrícola (CAFW).

No ano de 2014, o conselho superior da UFSM aprovou a migração do então CAFW para o IFFar, através da portaria nº 1.075, de 30 de dezembro de 2014 .

Veja alguns números da unidade:

aniversárioFW notícia10042023

Foto: fachada da entrada do IFFar - Campus Frederico Westphalen

• Força de trabalho

São 148 pessoas trabalhando no campus, sendo 61 docentes efetivos, 39 técnicos-administrativos em educação, 11 professores substitutos e 37 colaboradores terceirizados.

• Alunos

Atualmente o campus tem matriculados 1.130 alunos nas modalidades de ensino médio integrado, técnicos subsequentes e graduação. Desde a vinculação ao Instituto Federal Farroupilha em 2014, o Campus Frederico Westphalen já formou mais de 1000 alunos.

• Cursos oferecidos

O Campus Frederico Westphalen oferece oito cursos: os superiores de Administração, Medicina Veterinária, Ciência da Computação e Licenciatura em Matemática. Os técnicos integrados ao ensino médio em Administração, Agropecuária e Informática. E o técnico subsequente ao ensino médio em Agropecuária.

Eixos Tecnológicos: Recursos Naturais; Informação e Comunicação; Gestão e Negócios + Formação de Professores.

Reitora participa de atividades comemorativas

A reitora do IFFar Nídia Heringer é servidora do Campus Frederico Westphalen. Ela esteve na unidade participando das atividades comemorativas nesta terça-feira (11). Além dela, também participaram das atividades o diretor-geral do Campus Frederico Westphalen Bruno Boniati, docentes, TAEs e estudantes da unidade, a chefe do Gabinete da Reitora Dalva Pillar e a pró-reitora substituta de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, Thirssa Grando.

A atividade comemorativa principal realizada pelo campus foi uma gincana entre os estudantes. Também foram realizadas atividades integrativas entre os servidores, incluindo apresentações culturais.

Nídia Heringer aproveitou a visita para conhecer a nova sala da Coordenação de Assistência Estudantil do campus e uma nova estrutura chamada Tambo. Trata-se de um laboratório multidisciplinar no qual se realiza a ordenha de vacas. Servirá para fazer a ordenha dos animais do campus e outras atividades realizadas através de parcerias com empresas do município, que poderão utilizar o espaço. A instalação será, portanto, um importante recurso para os cursos da unidade e vai trazer grandes benefícios para a comunidade local.

Veja fotos das atividades comemorativas realizadas no IFFar - Campus Frederico Westphalen: