Página inicial > Últimas Notícias > Campus Panambi recebe intercambista da Finlândia
Notícias IF Farroupilha

Campus Panambi recebe intercambista da Finlândia

Publicado em Sexta, 14 de Abril de 2023, 17h32 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Núcleo de Ações Internacionais (NAI) do IFFar – Campus Panambi promoveu uma atividade de intercâmbio cultural entre os alunos da unidade e um estudante finlandês nesta quarta-feira (12).

atividadenaic notícia14042023

Foto: Vilho Ylonen (no centro, de moletom cinza), estudante intercambista da Finlândia, com estudantes e professor do Campus Panambi

Durante a atividade, o aluno visitante Vilho Ylonen, de 17 anos, participou de uma aula da disciplina de robótica, lanchou no refeitório do campus junto dos alunos, participou de uma roda de conversa, conheceu a estrutura e alguns dos cursos oferecidos pela unidade e visitou pontos turísticos da cidade de Panambi.

No período da manhã, Vilho assistiu à disciplina de robótica ministrada pelo professor Gustavo Assmann junto com a turma de terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática. No intervalo, os alunos do campus interagiram com o colega intercambista de maneira informal durante um lanche realizado no refeitório da unidade.

Após o intervalo, foi realizada uma roda de conversa mediada pela professora Carla Luciane Schrödinger. O diálogo aconteceu em português e inglês e teve a participação dos alunos do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Informática.

Durante a conversa, Vilho Ylonen falou sobre aspectos de seu país referente à educação, política, costumes, curiosidades, clima, paisagens e culinária. O estudante intercambista também compartilhou percepções sobre o Brasil e suas vivências em nosso país.

atividadenaib notícia14042023

Foto: o estudante intercambista participou de uma roda de conversa bilíngue com alunos do Campus Panambi

No intervalo do almoço, a professora Miquela Piaia, presidente do NAI do Campus Panambi, levou Vilho para conhecer pontos turísticos da cidade. De volta ao campus, o estudante finlandês conheceu todas as instalações da unidade.

Vilho Ylonen também foi apresentado a alguns cursos pelos próprios alunos do IFFar: Ana Luiza Springer apresentou o curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática; Gabrieli Gehrke, o técnico em Automação Industrial; Júlia de Souza, o técnico em Química; e Gabriela Keller, o técnico em Agricultura.

De acordo com o NAI do Campus Panambi, a experiência trouxe enriquecimento à formação pessoal e acadêmica dos alunos.

A atividade foi organizada em parceria com a AFS Brasil. A AFS é uma organização internacional, voluntária, não-governamental, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio.

atividadenai notícia14042023

Foto: Vilho Ylonen foi apresentado a cursos técnicos do campus pelos próprios alunos do IFFar

NAI - Os Núcleos de Ações Internacionais do IFFar (NAIs) são parte da Assessoria de Relações Internacionais e estão presentes em todos os campi da instituição. Eles são responsáveis pelo assessoramento a realização das atividades propostas pela política institucional de internacionalização do Instituto Federal Farroupilha, em consonância com as diretrizes estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Secom – informações da Assessoria de Relações Internacionais do IFFar