Página inicial > Últimas Notícias > Governo lança campanha pela paz e cartilha para um ambiente escolar mais seguro
Notícias IF Farroupilha

Governo lança campanha pela paz e cartilha para um ambiente escolar mais seguro

Publicado em Quinta, 20 de Abril de 2023, 09h32 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar e outras instituições da Rede Federal fazem parte das ações integradas da campanha que tem início nesta quinta-feira (20).

campanhapelapaz.png

Nesta quinta-feira (20/4) o Governo Federal lança a campanha “Tamo junto pela paz nas escolas”, para sensibilizar a sociedade para a promoção de um ambiente escolar de paz. Governos estaduais e municipais também estão convidados a participar do movimento.

A partir das hashtags #BrasilUnidoPelaPaz e #EscolaSegura, a campanha chama a atenção para que, com a união de todas as pessoas, o país consiga superar esse período de medo e angústia que hoje impacta a sociedade após os ataques criminosos às escolas e o aumento da disseminação de conteúdo violento nas redes sociais.

Entre as ações integradas, destacam-se a Operação Escola Segura, o Programa Dinheiro Direto na Escola e a destinação de recursos para o combate à violência. A Operação Escola Segura, por exemplo, atua com ações preventivas e repressivas 24 horas por dia e não tem data para acabar.

Os Institutos Federais, por meio de adesão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), fazem parte do movimento.

MEC lança cartilha de orientações para ambiente escolar mais seguro

A cartilha “Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar” foi publicada nesta quarta-feira (19), em formato digital, e visa orientar toda a comunidade escolar, incluindo estudantes; familiares e/ou responsáveis; profissionais da educação, gestores e conselheiros; profissionais de saúde mental, de proteção e de assistência social; policiais da ronda escolar, pessoal de resposta a emergências, profissionais de segurança; entre outros.

A publicação faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), coordenado pelo MEC, para o desenvolvimento de medidas preventivas e imediatas de proteção do ambiente escolar. O objetivo da cartilha é dar mais eficácia aos programas de prevenção, intervenção e posvenção de atos de violência nas escolas, institutos federais, universidades e em outras instituições de educação.

O documento apresenta orientações distintas para os entes federados, para as redes e instituições de ensino. Também informa os canais de denúncias criados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Operação Escola Segura, iniciada em 6 de abril; e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que disponibilizou um número de WhatsApp exclusivo para denúncias, além do Disque 100.

Acesse os canais para denúncias:

Texto: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi. Adaptado pelo IFFar.

capa.png

Foto: capa de cartilha lançada pelo MEC.

IFFar organiza medidas para garantir segurança da comunidade acadêmica

No dia 11 de abril, o Instituto Federal Farroupilha instituiu o Grupo de Trabalho (GT) para Diagnóstico das Violências no IFFar. O GT tem como intuito projetar ações, monitorar riscos e organizar protocolos para as mais diversas situações de violência que venham a ser identificadas em todas as unidades.

Na mesma data, a PROEN enviou aos gestores de todas as unidades, via Memorando Circular nº 76/2023, uma atualização das orientações sobre como proceder em situações de risco à integridade física de estudantes e servidores.

O IFFar também lançou a campanha “Não se cale”, que incentiva a comunidade acadêmica a compartilhar informações sobre quaisquer suspeitas de possíveis ameaças e ataques contra a segurança da instituição. Com esse intuito, cartazes indicando os setores responsáveis pelo recebimento imediato de denúncias foram afixados em áreas comuns nos campi.

Saiba mais nesta notícia.