Página inicial > Últimas Notícias > IFFar publica relatório de situação de matrículas, permanência e êxito dos estudantes
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Segunda, 24 de Abril de 2023, 19h02 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar publicou nesta segunda-feira (24) o Relatório da Situação de Matrículas, Permanência e Êxito nos Cursos Técnicos e de Graduação referente ao ano letivo de 2022. Acesse o documento e confira alguns destaques.

Anexos:

relatórioProen notícia24042023

A divulgação de relatórios periódicos dos cursos do IFFar ocorre desde 2020 e foi motivada pela necessidade de acompanhar a situação da instituição durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19.

Em 2022, com o retorno integral às atividades letivas presenciais, a Pró-Reitoria de Ensino entende como importante a manutenção da publicação dos relatórios visando contribuir com o planejamento de ações de permanência e êxito.

Nesse sentido, o documento traz algumas informações a respeito dos estudantes de cursos técnicos e de graduação do IFFar apresentando comparativos com os anos anteriores.

Confira abaixo alguns destaques. O documento completo está disponível nos anexos dessa notícia.

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio são aqueles em que os estudantes fazem o curso técnico e as disciplinas básicas do ensino médio no IFFar.

De acordo com o relatório, em 2022, o IFFar teve um total de 4671 matrículas em 40 cursos Técnicos Integrados oferecidos nas 11 unidades da instituição. Dessas, 292 matrículas foram em cursos oferecidos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA/EPT). Nessa modalidade, os cursos são dirigidos a estudantes que possuem mais de 18 anos e ainda não concluíram o ensino médio.

Em relação ao ano letivo de 2021, houve um aumento de 0,45% no número de matrículas em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio – contando também as matrículas nos cursos EJA/EPT.

O índice de aprovação geral (estudantes que progrediram de série ou concluíram os cursos) foi de 69,6%. Isolando os dados por modalidade, o índice foi de 29,1% nos cursos EJA/EPT e de 72,3% nos demais cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

O índice geral ficou abaixo do registrado em 2021. O relatório ressalta, no entanto, que no ano anterior ainda vigente a flexibilização dos critérios de aprovação nos cursos em razão da situação pandêmica. Também é necessário considerar a necessidade de readaptação enfrentada pelos estudantes em virtude do retorno às atividades presenciais integrais.

Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio

Os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio são aqueles dirigidos a estudantes que já concluíram o ensino médio. Nesse caso, eles fazem apenas o curso técnico no IFFar.

Em relação ao número de estudantes matriculados, o relatório traz dados segmentados em relação ao primeiro e ao segundo semestre. Essa apresentação justifica-se em razão de muitos desses cursos terem duração de 3 semestres e serem ofertados sempre no começo de cada ano. Isso faz com que o número de matriculados seja naturalmente maior no primeiro semestre.

No primeiro semestre de 2022, o número de matriculados nos 19 Cursos Técnicos Subsequentes ofertados pelo IFFar foi de 1107 estudantes. Em comparação com 2021, o número de matrículas foi 8,6% maior. No segundo semestre, o número de estudantes matriculados foi de 584.

O percentual de aprovação dos estudantes foi de 56,9% no primeiro e de 73,5% no segundo semestre letivo de 2022. De acordo com o relatório, o número de aprovações nos Cursos Técnicos Subsequentes em 2022 também foi inferior ao registrado em 2021. A razão sugerida pelo documento também foi a retomada das atividades presenciais integrais, já que alguns campi relataram dificuldades na readaptação dos estudantes.

Cursos de Graduação

Os cursos de graduação são aqueles que conferem grau de bacharelado, licenciatura e tecnologia a estudantes que já concluíram o ensino médio.

No primeiro semestre de 2022, havia 4182 estudantes matriculados em cursos de graduação do IFFar. No segundo, eram 3657. De acordo com o relatório, o número é menor no segundo semestre em razão de muitos estudantes não realizarem a rematrícula nesses cursos que, no IFFar, sempre iniciam no primeiro semestre. A maior parte das matrículas são em cursos de bacharelado.

Em 2022, 2013 estudantes ingressaram em cursos de graduação e 544 concluíram os seus cursos. O relatório salienta que é possível que haja um número maior de alunos concluintes. Ocorre que a colação de grau desses cursos ocorreu apenas em 2023, e alguns dados podem ainda não ter sido contabilizados.

Secom