Página inicial > Últimas Notícias > Professores e alunos do IFFar visitam comunidade indígena em Salto do Jacuí
Notícias IF Farroupilha

Professores e alunos do IFFar visitam comunidade indígena em Salto do Jacuí

Publicado em Quinta, 27 de Abril de 2023, 16h24 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e estudantes dos campi Júlio de Castilhos e Santo Augusto visitaram a aldeia Tekoá Porã, do povo Mbyá Guarani, nos dias 17 e 18 de abril.

visitaNEABIsaltodojacui notícia27042023

Foto: os professores Ênio Grigio e Janaína da Silva Sá representaram o Neabi do Campus Júlio de Castilhos durante a visita

O motivo da visita foi a participação na semana da Cultura Mbyá Guarani, realizada na aldeia localizada no município de Salto do Jacuí.

O evento tem como objetivo o reconhecimento da cosmovisão indígena e do indígena como cidadão e também o compartilhamento de conhecimentos tradicionais sobre elementos da cultura indígena Mbyá Guarani.

A atividade é promovida pela Associação Indígena Guaraní, pela Escola Indígena de Ensino Fundamental Guaraní, pela Emater/RS- Ascar e pela Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí.

O Neabi do Campus Santo Augusto foi representado no evento pela coordenadora de Ações Afirmativas da unidade Janice Pinheiro Boeira, pelos professores Karinne Menezes e Orson Soares e pelos servidores técnicos administrativos em educação Lisandro Mattos de Souza e Marciano Percíncula.

A professora Janaína da Silva Sá e o professor Ênio Grigio representaram o Neabi do Campus Júlio de Castilhos. De acordo com a professora Janaína, que também é coordenadora do Neabi na unidade, a participação deles se deu a partir de um convite do Campus Santo Augusto para que se fizesse “uma imersão na cultura indígena dessa região”. A visita serviu para estreitar os laços dos NEABIs do IFFar com a comunidade e desenvolver projetos e parcerias futuras.

“Na semana de comemoração dos povos originários, presenciamos as melhores manifestações de afeto, de luta, de resistência, da maternidade, da fraternidade, da ancestralidade, da riqueza da infância nos ‘pequenos’ gestos, de amor e respeito à natureza”, relata a professora Janaína da Silva Sá.

O Brasil celebrou o primeiro Dia dos Povos Indígenas no dia 19 de abril. A nomenclatura foi oficializada em 2022, por meio da Lei nº 14.402, e deixa de lado o termo "Dia do Índio", considerado preconceituoso. A mudança teve o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários.

visitaNEABIsaltodojacui notícia27042023i

Foto: Estudantes e professores do Campus Santo Augusto conhecendo a aldeia Mbyá Guarani

Além dos professores, também participaram da visita os estudantes do Campus Júlio de Castilhos, Alisson da Silva Barros e Cristhiano Kolinski da Silva, e do Campus Santo Augusto, Patrícia Fernandes da Silva, Ivo Jorge Dal Pai, Eduarda dos Santos, Ester Novaz, Luana Wink, Fabieli Soares de Marchi, Yara Dutra, Ana Clara Rozin Oliveira, Miguel Gonçalves Lena, Pamela de Souza e Silva, Anahy de Lima e Maria Alice Sperotto.

Veja algumas fotos registradas pelo Neabi do Campus Júlio de Castilhos na galeria abaixo. Mais imagens estão disponíveis na página do Campus Santo Augusto.

Secom - com informações da Ascom do Campus Santo Augusto