Página inicial > Últimas Notícias > Recomposição orçamentária do IFFar é tema de reunião geral na Reitoria
Notícias IF Farroupilha

Recomposição orçamentária do IFFar é tema de reunião geral na Reitoria

Publicado em Quinta, 04 de Mai de 2023, 15h31 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Os servidores da Reitoria do IFFar realizaram uma reunião com a equipe gestora nesta terça-feira (2). Entre os temas discutidos, estavam o incremento nos recursos orçamentários do IFFar para o ano de 2023, uma apresentação de dados institucionais extraídos da Plataforma Nilo Peçanha e assuntos gerais das pró-reitorias. Confira os destaques.

Anexos:

reuniaogeralreitoria notícia04052023

Essa foi a segunda reunião geral realizada entre a equipe gestora e os servidores da Reitoria do IFFar em 2023. Ela se deu em formato híbrido, proporcionando a participação dos servidores que se encontram em regime de teletrabalho integral.

Um dos principais temas discutidos foi o incremento nos recursos orçamentários do IFFar para o ano de 2023. Trata-se da recomposição orçamentária anunciada pelo Governo Federal no dia 19 de abril. Os recursos vêm da chamada PEC da Transição. No total, o Governo anunciou o acréscimo de R$2,44 bilhões nos orçamentos de universidades e Institutos Federais ainda no ano de 2023.

O acréscimo no orçamento de custeio do IFFar será de quase R$7 milhões. Corresponde a 24,15% do que foi sancionado pela Lei Orçamentaria Anual de 2023 (LOA), que é de R$28,8 milhões. Com a recomposição, o orçamento de custeio total do IFFar neste ano ficará em R$35.835.515,96. O valor é mais do que o de 2022, que ficou em R$31.778.836,17.

Além do valor anunciado para custeio, o Governo Federal também anunciou a recomposição de recursos para a Assistência Estudantil. O valor anunciado foi de R$948.728,33, o que corresponde a 7,52% do que foi inicialmente sancionado pela LOA. Somado ao valor previsto anteriormente, o total ficou em R$13.570.281,35.

“É um acréscimo de orçamento que vai nos permitir fazer coisas que não estavam contempladas em nosso Plano de Ação”, disse a reitora do IFFar Nídia Heringer.

Com os novos valores disponíveis, portanto, as unidades do IFFar vão ter que refazer os seus planejamentos para que eles sejam apresentados na reunião do Conselho Superior de julho deste ano. Nesta quarta (3), o Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir) discutiu como se daria a divisão desses novos recursos entre as unidades da instituição.

Apesar do incremento no orçamento do IFFar ser significativo, Nídia Heringer lembrou que, caso os valores fossem corrigidos de acordo com a inflação desde 2020, o IFFar teria recebido cerca de R$35 milhões a mais ao longo dos últimos três anos.

Se essa correção estivesse sendo feita, orçamento de 2023 deveria ser de R$43 milhões, cerca de R$12 milhões a mais do que o IFFar terá disponível em 2023, considerando o acréscimo dos valores anunciado no dia 19 de abril.

Dados da Plataforma Nilo Peçanha demonstram resultados positivos do IFFar

Durante a reunião entre servidores da Reitoria e equipe gestora do IFFar, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI) apresentou dados sobre a instituição extraídos da Plataforma Nilo Peçanha. Os números demonstram resultados positivos do IFFar alcançados desde 2022.

A Plataforma Nilo Peçanha (PNP) é um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Qualquer cidadão pode acessar o site e verificar dados detalhados sobre todos os IFs.

A apresentação utilizada pela PRDI, contendo todos os dados apresentados está disponível nos anexos dessa notícia. Confira abaixo alguns destaques:

• Número de matrículas: em 2022, o IFFar possuía 16.321 alunos matriculados, sendo que:
    • 42,2% dos estudantes matriculados possuíam renda familiar per capita de até 1 salário-mínimo.
    • 56,6% das matrículas são de pessoas do sexo feminino.
    • 61,5% dos alunos que encerraram seus cursos também são do sexo feminino.
  • Oferta de cursos: A lei de criação dos IFs determina que 50% das vagas sejam direcionadas a cursos técnicos, 20% para a formação de professores e 10% para cursos técnicos para jovens e adultos (Proeja). O IFFar alcança, respectivamente, 46%, 16,2% e 6,6% das vagas ofertadas em relação aos percentuais legais.
    • Em relação aos IFs do RS, o IFFar é o que mais se aproxima dos percentuais legais em relação aos cursos técnicos, formação de professores (a mesma porcentagem do IFSul) e proeja. Em relação ao Proeja, inclusive, o IFFar é a instituição que alcança o segundo maior percentual da rede federal, ficando atrás apenas do IFG.
    • O IFFar ultrapassa o percentual em relação a reserva de vagas para estudantes oriundos de escola pública, que é de 50%. No IFFar, 55,74% dos estudantes matriculados são oriundos de escolas públicas.
  • Oferta de vagas em 2022: Em relação ao número de inscritos por vagas ofertadas nos processos seletivos em 2022: fomos o Instituto Federal com maior número no estado: 1,73, (1,05 no IFRS e 0,96 no IFSul). Também foi destacado o número de inscritos nos colégios técnicos da UFSM, que indicam a demanda por esse tipo de formação na cidade de Santa Maria (3,35 no Politécnico e 2,55 no CTISM).
    • O IFFar foi a segunda instituição com a maior eficiência acadêmica no estado em 2022. O número considera números de estudantes concluintes dos ciclos dentro do período previsto, de estudantes que evadiram durante o processo e de estudantes retidos (que permanecem na instituição, mas que não finalizaram seu ciclo). O número do IFFar é de 66,5%, contra 85,00% do IFRS, o primeiro colocado, e 43,1% do CTISM, o terceiro colocado nesse dado.

Outros assuntos

Confira abaixo outros assuntos que foram discutidos durante a reunião realizada entre servidores da Reitoria e gestores do IFFar: