Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Inovação envolve os seis IFs da região sul
Notícias IF Farroupilha

Projeto de Inovação envolve os seis IFs da região sul

Publicado em Quinta, 04 de Mai de 2023, 16h25 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O NIT Meridional envolve os seis Institutos Federais da região sul do Brasil em ações conjuntas em prol da Inovação. O projeto foi apresentado durante a 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do IFFar, realizada nesta quarta-feira (3).

nitmeridional notícia04052023

Desde o ano passado, as reuniões mensais do Codir contam com apresentações de projetos institucionais na sua programação. Na 3ª Reunião Ordinária, o projeto apresentado foi o NIT Meridional.

O projeto foi aprovado em um edital de fomento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) no final do ano passado. Um dos objetivos do edital era justamente selecionar propostas de projetos voltados ao fortalecimento e à consolidação dos Núcleos de Inovação e Transferência Tecnológica (NITs).

O NIT Meridional é um arranjo dos Núcleos dos seis Institutos Federais da região sul do Brasil: o Farroupilha (IFFar), o Sul-Rio-Grandense (IFSul), o do Rio Grande do Sul (IFRS), o Catarinense (IFC), o de Santa Catarina (IFSC) e o do Paraná (IFPR). O IFPR participa voluntariamente do projeto, já que o edital previa a participação de apenas cinco instituições.

Os NITs são estruturas presentes em todos os IFs. Possuem a finalidade de incentivar ações que tenham por fundamento o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o empreendedorismo inovador, além de promover a integração dos institutos com empresas e comunidade, buscando o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do país, principalmente na região de abrangência das instituições.

O projeto é gerido e executado por servidores de todas as instituições associadas. A coordenação-geral é exercida pelo professor Anderson Monteiro, coordenador de Inovação Tecnológica do IFFar. Ele explicou que o arranjo entre os NITs da região sul surge com a necessidade de se fomentar iniciativas e instrumentos voltados à melhoria na gestão dos Núcleos ou das agências de inovação dos Institutos Federais.

De acordo com Anderson Monteiro, cada instituição presente no arranjo possui um conhecimento mais elevado em certas temáticas da cultura inovadora. Nesse contexto, o NIT Meridional irá promover o compartilhamento desse know-how em formações aos servidores das instituições do arranjo. Também haverá a troca de ideias entre as Instituições sobre a aproximação com o setor produtivo e a articulação de ações para a promoção do desenvolvimento regional.

Também estão entre os objetivos do projeto: executar atividades integradas voltadas à inovação, gestão da propriedade intelectual e transferência de tecnologia das instituições; prestar assessoria às instituições associadas; atuar em arranjos produtivos locais, parques tecnológicos e incubadoras de empresas; capacitar públicos internos e externos; e criar bancos de dados de pesquisas, tecnologias e competências.

Entre as ações já desenvolvidas pelo projeto, está a criação de uma logomarca que permite unificar e identificar as ações desenvolvidas em conjunto pelas instituições associadas. Também são realizadas reuniões quinzenais para que as instituições conheçam suas potencialidades e suas fragilidades.

Além disso, já estão programadas atividades formativas mensais que envolverão todos os servidores dos IFs das instituições associadas durante o ano de 2023. A programação inclui uma formação sobre Propriedade Intelectual, ainda para o mês de maio, e um evento sobre Gestão de Inovação em parceria com o Sebrae, para o mês de outubro.

3ª Reunião Ordinária do Codir - O Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir) realizou sua terceira reunião ordinária nesta quarta-feira (3). Na pauta, estavam a ampliação dos valores orçamentários do IFFar anunciados no dia 19 de abril, horário de verão nas unidades da instituição e a proposta de cronograma dos processos seletivos. Confira aqui a pauta completa.

A reunião foi transmitida pela WebTV do IFFar. A gravação pode ser conferida no Youtube. Acesse outras notícias publicadas sobre a reunião:

Notícias sobre reuniões anteriores estão disponíveis neste link.

Acesse todas as informações sobre o Codir, incluindo agenda e pauta das reuniões, no site do IFFar.

Assunto(s):