Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFFar participam da Olimpíada Nacional em História do Brasil
Notícias IF Farroupilha

Estudantes do IFFar participam da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Publicado em Quinta, 11 de Mai de 2023, 16h40 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Quase 200 estudantes de diversos campi IFFar vão participar da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O evento ocorre de 8 de maio a 17 de junho de forma online.

onhb2023 notícia11052023

A ONHB é um projeto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Associação Nacional de História (Anpuh). A competição traz uma proposta inovadora de estudar a História do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

A participação na Olimpíada ocorre com equipes formadas por um professor de História e três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e/ou Médio. Ao todo, 30.524 equipes vão participar da Olimpíada. Dessas, 62 serão do IFFar. Compõem as equipes 186 estudantes dos campi Frederico Westphalen, Jaguari, Júlio de Castilhos, Santo Ângelo, São Vicente do Sul e do Campus Avançado Uruguaiana.

Os estudantes serão orientados pelos professores Alessandro de Almeida Pereira, Alexander da Silva Machado, Carina Martiny, Cynthia Gindri Haigert, Enio Grigio, Giovan Sehn Ferraz, Hermes Gilber Uberti, Leandro Goya Fontella, Leandro Jorge Daronco, Lucas Maximiliano Monteiro, Marcos Jovino Asturian, Rilton Ferreira Borges e Rodrigo Luis dos Santos.

A ONHB é composta por seis fases online, que ocorrem entre 08 de maio e 17 de junho, com duração de uma semana cada. A final será presencial e ocorrerá no dia 26 de agosto, em Campinas (SP). As provas preveem questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo apresentado nas questões permeiam, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, etc.

Segundo os professores Alessandro de Almeida Pereira e Cynthia Gindri Haigert, do Campus São Vicente do Sul, "a participação dos estudantes na ONHB possibilita o aprofundamento do conhecimento histórico e o contato com diversas fontes. Também permite a valorização do trabalho em equipe, a construção lógica de resolução de problemas, o debate e a interação das áreas de ciências humanas e das artes".

No que diz respeito à preparação, o professor Hermes Uberti, coordenador de Assistência Estudantil e um dos coordenadores do projeto no IFFar, disse que em 2023 o IFFar está com um diferencial. “Além da preparação que cada colega fará com suas equipes na unidade, teremos um encontro semanal no qual irá ocorrer uma preparação coletiva. A ideia é trabalhar em rede, propiciando trocas e compartilhamento de saberes entre as equipes de diferentes unidades".

Equipe do IFFar chegou à fase final em 2022

Em 2023, o IFFar espera repetir o resultado do ano anterior na OBNH, quando uma equipe do Campus Júlio de Castilhos, conseguiu chegar a grande final. O grupo era formado pelo professor Enio Grigio e pelos estudantes Lauren de Oliveira Santos, Lucas Costa e João Guilherme Silveira Piovesan. A final se dá de forma presencial, na cidade de Campinas. Os estudantes do IFFar destacaram a experiência pessoal e conhecimento adquirido proporcionados pela viagem. Confira os depoimentos:

"Participar da 14ª edição da ONHB foi extremamente gratificante, uma vez que pude conhecer pessoas de outros estados que traziam consigo a cultura de suas respectivas regiões. Além disso, viajar e conhecer Campinas foi não só divertido, mas também curioso, visto que não havia visitado o estado de São Paulo anteriormente. Há também o aspecto histórico - essencial, já que trata-se da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Resolver as questões é uma atividade extremamente satisfatória, porque episódios ordinariamente desprezados nos são apresentados, sendo, por sua vez, contextualizados com temáticas atuais. Portanto, ter participado da olimpíada foi uma experiência incrível, propiciando-me diversos momentos especiais e enriquecendo-me no aspecto intelectual" (Lucas Costa).

"A final da 14ª ONHB proporcionou a mim e aos meus colegas uma experiência inesquecível. Conseguimos, através de muito empenho e estudo, a classificação de melhor escola pública do estado do Rio Grande do Sul e, através dela, a viagem a Campinas foi possível. Lá, conhecemos lugares, pessoas, modos de vida e culturas; fomos a shows, museus, restaurantes e parques. No local da prova final, montamos uma redação sobre o tema apresentado e respondemos questões de conhecimentos gerais sobre o tema, que girava em torno da violência contra a mulher. A cerimônia de premiação foi incrível e inesquecível. Participei de atividades com pessoas de outros estados, fui ao show de encerramento, recebemos balões e medalhas e o clássico pirulito da ONHB. Ah! E a viagem de avião é incrível. Ver tudo tão pequenino e sobrevoar a terra e, em algumas partes, o mar é, definitivamente, inesquecível” (João Guilherme Silveira Piovesan).

"Foi uma viagem incrível, uma das melhores experiências que já tive. Conhecer outras pessoas e ver a forma como os outros grupos se dedicaram, foi inspirador" (Lauren de Oliveira Santos).