Página inicial > Últimas Notícias > IFFar apresenta experiência exitosa e relato de egressa na 4ª Reditec Sul
Notícias IF Farroupilha

IFFar apresenta experiência exitosa e relato de egressa na 4ª Reditec Sul

Publicado em Terça, 16 de Mai de 2023, 18h27 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A programação da 4ª Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais da Região Sul (Reditec Sul 2023) desta terça-feira (16) teve a participação de uma ex-aluna do IFFar – Campus Panambi. Também contou com a apresentação de uma experiência exitosa realizada pela pró-reitora de Extensão, Ângela Marinho.

egressosIFsreditecsul notícia16052023

Foto: egressos posam para foto com reitores dos IFs da região sul e diretores da Setec/MEC

O objetivo da apresentação de experiências exitosas durante a Reditec Sul é proporcionar espaço para o compartilhamento de vivências, práticas e ações que as instituições considerem relevantes para serem apresentadas aos dirigentes participantes.

Diferente do que ocorreu em anos anteriores, a 4ª Reditec Sul contou com a apresentação de apenas uma experiência exitosa por IF participante. O número reduzido de apresentações se deu para que todas elas pudessem ser acompanhadas pelos gestores presentes na reunião.

A professora Ângela Marinho apresentou uma série de ações do IFFar relacionadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Intitulada “ODSs na prática educativa no IFFar”, sua apresentação englobou projetos do IFFar que auxiliam a dar visibilidade externa às ações institucionais.

angelamarinhoreditecsul notícia16052023

Foto: Ângela Marinho, pró-reitora de Extensão do IFFar, apresenta experiência exitosa durante 4ª Reditec Sul

“Queremos trazer a importância da extensão dentro da Rede Federal”, explicou Ângela Marinho. “A extensão é que dá a visibilidade externa a tudo o que é feito internamente pelo ensino e pela pesquisa”.

De acordo com a pró-reitora, “dentro”, os IFs são muito bons, fazem muita coisa com êxito. No entanto, essas ações precisam de visibilidade externa. “Isso se dá da porta para fora. E da porta para fora é a extensão”, disse Ângela Marinho. “Foi aí que pensamos na Agenda 2030”.

O IFFar criou então um “grande projeto” que pudesse dar visibilidade às suas ações. O objetivo seria articular, fomentar e potencializar projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos habitantes no território de abrangência do IFFar.

Ângela Marinho explicou também que através dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODSs) estipulados pela Agenda 2030, é possível trabalhar questões como a inclusão, a interiorização e o desenvolvimento regional.

Alguns dos projetos do IFFar que trabalham os 17 ODSs são o Cidades Educadoras, o Geoparque Raízes de Pedras, a Política de Extensão para Educação em Direitos Humanos no Território IFFar e o Observatório do Currículo Integrado do IFFar.

Egressa do IFFar fala sobre verticalização do ensino

A programação da 4ª Reditec Sul também contou com participação de uma estudante egressa do IFFar. Cândida Alíssia Brandl, ex-aluna do técnico integrado e da licenciatura em Química do Campus Panambi, participou da atividade “Como o IF mudou minha vida: relatos de experiências”. A mesa teve a participação de um estudante de cada IF da Região Sul contando suas experiências nas instituições.

reitoraseegressareditecsul notícia16052023

Foto: a ex-reitora do IFFar e atual diretora de Políticas e Regulação da Setec, Carla Jardim, a egressa do IFFar, Cândida Brandl, e a reitora do IFFar, Nídia Heringer (da esq. para dir.)

A ex-aluna do IFFar contou que fez parte da primeira turma do Campus Panambi. Foi também a primeira aluna a verticalizar os estudos: ela se formou no técnico e na licenciatura em Química. Além disso, Cândida continuou com os estudos e hoje é doutoranda em Química Orgânica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Sobre sua experiência no IFFar, Cândida destacou o papel de professores e servidores técnicos-administrativos em educação (TAEs). “Quando estávamos no ensino médio, não tínhamos quadra, refeitório. Mesmo assim, o meu ensino médio foi o melhor que eu podia ter tido, embora não houvesse toda a estrutura que tem hoje. Isso se fez pelos professores e pelos servidores [TAE]”, relatou a ex-aluna do Campus Panambi.

Cândida Brandl também falou da importância da presença de um campus do IFFar em uma cidade do interior do estado. “Em Panambi, eu nunca tinha ouvido falar em doutorado, ou mestrado. Então, quando eu entrei no IFFar, isso abriu portas, não só portas para o ingresso na universidade, mas portas para ações, perspectivas. Para pensar no que eu gostaria de ser e entender o meu lugar no mundo”, finalizou.

4ª Reditec Sul - Neste ano, a Reditec Sul tem como tema “Novos tempos, novos rumos: a rede que queremos”. Participam do encontro dirigentes dos Institutos Federais Farroupilha (IFFar), do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-Rio-Grandense (IRFS), Catarinense (IFC), de Santa Catarina (IFSC) e do Paraná (IFPR). O encontro é organizado pelos dois IFs de Santa Catarina e sediada no Campus Camboriú do IFC.

A Reditec Sul reúne autoridades para debater os desafios a Rede Federal e suas perspectivas de futuro. A programação conta com apresentações culturais, reuniões dos Fóruns do Conif, e depoimentos de egressos dos IFs. Ao final do evento, os dirigentes redigem uma carta de intenções.

Assunto(s):