Página inicial > Últimas Notícias > Reitora do IFFar media atividade com diretores do MEC na 4ª Reditec Sul
Notícias IF Farroupilha

Reitora do IFFar media atividade com diretores do MEC na 4ª Reditec Sul

Publicado em Terça, 16 de Mai de 2023, 18h37 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A professora Nídia Heringer, reitora do IFFar, foi uma das mediadoras da atividade intitulada “Contextos e conjunturas: reflexões em torno do passado, do presente e do futuro dos IFs”, realizada nesta terça-feira (16), durante a 4ª Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais da Região Sul (Reditec 2023).

falanídiaheringerreditecsul notícia16052023

Foto: Nídia Heringer (à esq.), reitora do IFFar, mediou atividade com diretores da Setec/MEC

A atividade teve a participação da diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e ex-reitora do IFFar, Carla Jardim. Além dela, também participaram o diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Alexandre Vidor, e o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli.

Em sua fala de abertura da atividade, Nídia Heringer listou quatro questões importantes para o IFFar que podem ser incorporados nas discussões acerca dos desafios e do histórico da Rede Federal.

O primeiro diz respeito aos chamados campi agrícolas. O IFFar possui oito deles. De acordo com a reitora, isso traz um “peso identitário para a instituição que é bastante significativo”. Para Nídia Heringer, essas unidades trazem questões particulares, como por exemplo, aquelas relacionadas à interiorização dos IFs, à moradia estudantil e às necessidades de refeitórios.

O segundo ponto se relaciona com a meta de número 12 do Plano Nacional da Educação (PNE). Essa meta estipula que 33% das matrículas da graduação devem ser realizadas em cursos noturnos. No IFFar, esse índice está em 88%.

Isso demonstra, de acordo com a professora Nídia Heringer, que a instituição avançou muito em relação a essa meta. No entanto, a reitora ponderou que os estudantes matriculados em cursos noturnos muitas vezes são trabalhadores, e que isso traz desafios metodológicos em relação às atividades de pesquisa e extensão a serem realizadas por esses alunos.

O terceiro ponto refere-se a presença feminina nos IFs. Nídia Heringer apresentou o dado de que 56% dos estudantes do IFFar são mulheres. A proporção é ainda maior entre os concluintes: elas representam 65% dos alunos que terminam os seus cursos na instituição.

O quarto ponto diz respeito ao transporte. Para a reitora do IFFar, “interiorizar a educação traz complexidades de natureza diversa”. Essas dificuldades dizem respeito tanto ao desafio de se ter servidores em pequenos municípios, quanto ao deslocamento dos estudantes.

4ª Reditec Sul - Neste ano, a Reditec Sul tem como tema “Novos tempos, novos rumos: a rede que queremos”. Participam do encontro dirigentes dos Institutos Federais Farroupilha (IFFar), do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-Rio-Grandense (IRFS), Catarinense (IFC), de Santa Catarina (IFSC) e do Paraná (IFPR). O encontro é organizado pelos dois IFs de Santa Catarina e sediada no Campus Camboriú do IFC.

A Reditec Sul reúne autoridades para debater os desafios a Rede Federal e suas perspectivas de futuro. A programação conta com apresentações culturais, reuniões dos Fóruns do Conif, e depoimentos de egressos dos IFs. Ao final do evento, os dirigentes redigem uma carta de intenções.

Assunto(s):