Página inicial > Últimas Notícias > IV Formação de Lideranças Estudantis do IFFar inicia nesta sexta (23)
Notícias IF Farroupilha

IV Formação de Lideranças Estudantis do IFFar inicia nesta sexta (23)

Publicado em Sexta, 23 de Junho de 2023, 16h45 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A abertura da IV Formação de Lideranças Estudantis do IFFar ocorreu nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, no Auditório da Reitoria do IFFar, em Santa Maria. A atividade também foi transmitida pela WebTV.

IVformaçãolideranças notícia23062023a

Foto: a atividade teve a participação de estudantes de todos os campi do IFFar

A Formação de Lideranças Estudantis do IFFar tem o objetivo de promover o aprofundamento de discussões sobre o papel dos estudantes na instituição e sobre a importância de suas representações para uma gestão democrática.

Além disso, busca capacitar os estudantes coordenadores de Grêmios Estudantis, Centros e Diretórios Acadêmicos quanto à organização, estrutura e ao funcionamento dessas entidades.

A abertura do evento teve a participação da reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, pró-reitores, diretores gerais de campi, diretores sistêmicos e estudantes.

Em sua fala de abertura, a professora Nídia Heringer destacou que atividades como essa fazem com que os alunos do IFFar possam aprender para além do que está proposto nos currículos dos cursos da instituição. A reitora do IFFar também mencionou a importância das representações estudantis, que foram escolhidas por seus pares para participar da Formação.

IVformaçãolideranças notícia23062023d

Foto: a reitora do IFFar, Nídia Heringer, falou sobre a importância da representação estudantil

“Quando a gente está numa instituição pública de educação, e a gente faz com que as formações qualificadas possam mudar o mundo, aí não estamos falando apenas de ciência, mas de pessoas capazes de levar o conhecimento científico e de estabelecer relações que promovam a paz e o diálogo”, disse a professora Nídia Heringer.

Em relação aos temas propostos pelo evento, que também envolvem questões políticas contemporâneas, a reitora do IFFar disse que a discordância faz parte da democracia. “Não concordamos sempre, e isso é o mais lindo que existe na democracia”, afirmou Nídia Heringer. “Quando a gente é capaz de se reunir para pautar ideias diferentes com uma habilidade de realmente escutar, para talvez construir um entendimento, a gente está fazendo democracia”.

A pró-reitora de Ensino do IFFar, professora Patrícia Donicht, explicou que esse é o primeiro encontro presencial desde a ocorrência da pandemia de Covid-19. Para ela, isso configura um momento de retomada. “Os encontros estão sendo possíveis através do investimento de pessoas que acreditam na educação brasileira e no comprometimento que as instituições de ensino têm para que nosso país tenha um futuro melhor através da educação”, disse.

IVformaçãolideranças notícia23062023b

Foto: o estudante do Campus São Vicente do Sul, Marcelo Piazer, também participou da mesa de abertura da Formação

Aos líderes estudantis, Patrícia Donicht disse que eles são os impulsionadores do debate nos espaços acadêmicos e os articuladores para o atendimento das demandas estudantis pela instituição. “Queremos que vocês saiam daqui formados como seres sociais – que os debates fortaleçam ainda mais as ações de vocês”, encerrou a pró-reitora.

O diretor de Assistência Estudantil do IFFar, professor Hermes Uberti, disse que os estudantes são a razão da existência da instituição e que eles têm um papel fundamental no que ele chamou de processo de “retomada” da educação brasileira. Lembrou que a sociedade passou por um período difícil em razão da pandemia de Covid-19 e de um processo político conturbado que também resultou em cortes de investimento na educação pública. “Hoje, falamos em ampliação e consolidação da Rede Federal”, afirmou Hermes Uberti.

O estudante Marcelo Piazer, presidente do Grêmio Estudantil do Campus São Vicente do Sul e representante das lideranças estudantis do IFFar também participou da mesa de abertura. Ele destacou a importância da Formação para a construção de “novos líderes estudantis, e dos futuros políticos, ativistas e governantes do país”. “Eventos como esse nos ajudam a conviver com as diferenças e construir um futuro mais unido, plural e humano”, disse.

Programação da IV Formação de Lideranças Estudantis do IFFar vai até outubro

Nesse ano, a programação da IV Formação de Lideranças Estudantis do IFFar se estende pelos meses de junho, agosto, setembro e outubro. Nesta sexta-feira (23), além da mesa de abertura, também ocorreram três palestras presenciais.

IVformaçãolideranças notícia23062023c

Foto: a deputada federal Fernanda Melchiona ministrou uma palestra durante a IV Formação de Lideranças Estudantis do IFFar

A primeira ocorreu ainda pela manhã e foi ministrada pela deputada federal Fernanda Melchiona. O tema de sua fala foi “O povo contra a democracia”.

No período da tarde, outras duas palestras encerraram as atividades da Formação no mês de junho. A primeira foi proferida pela reitora do IFFar, professora Nídia Heringer. Por fim, a estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Gabriela Frison, falou sobre o tema “O processo de autoconstituição de liderança”.

As demais atividades ocorrerão na forma de lives. Confira a programação completa aqui.

Acompanhe nosso site e redes sociais para saber mais sobre as atividades.