Notícias IF Farroupilha

Nota Pública

Publicado em Sexta, 23 de Junho de 2023, 20h24 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha vem por meio desta Nota Pública esclarecer informações veiculadas na imprensa gaúcha acerca da condenação de ex-servidor da instituição por importunação sexual contra cinco alunas.

Inicialmente, cabe salientar que o referido ex-servidor não faz parte do quadro de pessoal da instituição desde fevereiro de 2023, após ter sido aplicada a penalidade de Demissão em desfavor do mesmo, resultante da devida condução de Processo Administrativo Disciplinar por parte da Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo - COPSIA do IFFar.

De igual sorte, salientamos que o IFFar atua incessantemente no combate à todas as formas de violência e na proteção integral da comunidade acadêmica, visando a promoção de uma educação profissional, científica e tecnológica, pública e gratuita, por meio do ensino, pesquisa e extensão, com foco na excelência da formação integral do cidadão e no seu desenvolvimento global.

Ainda, os princípios que norteiam a nossa atuação institucional são pautados inteiramente em valores como ética, solidariedade, responsabilidade social, comprometimento, transparência e respeito absoluto a todos os integrantes de nossa comunidade acadêmica, que abrange dezenas de milhares de alunos, servidores e familiares envolvidos diariamente no cotidiano de nossas salas de aula por todo o Rio Grande do Sul.

O IFFar informa igualmente que mantém em conjunto com a Controladoria-Geral da União - CGU uma Comissão Permanente responsável pelas atividades de controle interno e externo em âmbito disciplinar, prevenindo e apurando condutas irregulares de servidores da instituição.

Seguiremos fortes e hígidos no cumprimento de nossos deveres constitucionais e buscando sempre assegurar o bem-estar e a devida formação de nossos alunos.

Santa Maria, 23 de junho de 2023.