Página inicial > Últimas Notícias > Servidores da Reitoria do IFFar participam de reunião geral com a gestão
Notícias IF Farroupilha

Servidores da Reitoria do IFFar participam de reunião geral com a gestão

Publicado em Terça, 27 de Junho de 2023, 16h57 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Os servidores da Reitoria do IFFar participaram de uma reunião geral com a gestão nesta terça-feira (27), a partir das 13h30. Entre as pautas, estiveram a possibilidade de instalação de um novo campus em Santa Maria, qualificação de servidores e a participação em atividades de pesquisa. Confira alguns destaques.

3reuniãogeralreitoria notícia27062023

Esta foi a terceira reunião geral entre servidores da Reitoria e equipe de gestão do IFFar em 2023. Os encontros servem como espaço de confraternização e compartilhamento de informações. A atividade ocorreu no Auditório da Reitoria. Também foi transmitida on-line para os colegas que atuam na modalidade integral de teletrabalho.

No começo da reunião, a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, falou da possibilidade de instalação de um novo campus em Santa Maria e dos recentes acontecimentos envolvendo essa questão. Na última sexta-feira (23), uma Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizada em Santa Maria debateu esse tema.

Neste ano, os Institutos Federais completam 15 anos. Para celebrar esse momento de forma simbólica, o Governo Federal pretende anunciar a consolidação das unidades de IFs já existentes e a expansão do número de campi em todo o Brasil de 680 para 1000. Santa Maria é uma das cidades que pode vir a ter uma dessas novas unidades. Outros municípios que manifestaram interesse e já se movimentam para sediar um campus do IFFar são Cachoeira do Sul, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Santiago e São Luiz Gonzaga.

De acordo a reitora, a Audiência Pública realizada em Santa Maria resultou na criação de um comitê de mobilização para a implantação do campus. Até o dia 5 de julho, entidades e instituições indicarão nomes para compor o grupo. Devem fazer parte representantes da prefeitura municipal, de entidades industriais, comerciais e empresariais, da UFSM e dos campi São Vicente do Sul e Júlio de Castilhos do IFFar.

Nídia Heringer disse estar otimista com a implantação da nova unidade do IFFar. Também disse acreditar que haverá um aporte de recursos financeiros significativo para a consolidação das unidades já existentes.

PRDI trabalha em nova oferta de curso de doutorado para servidores do IFFar

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar, professor Carlos Lehn, falou da possibilidade de oferta de uma nova ação de qualificação para os servidores da instituição. Trata-se de um curso de doutorado em Educação a ser oferecido em parceria com a UFSM. A oportunidade será dirigida à servidores técnicos-administrativos em educação e docentes.

Carlos Lehn explicou que a demanda pela oferta de capacitação em nível de doutorado para servidores foi levantada durante uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir). Hoje, 692 servidores da instituição não possuem título de doutor.

As linhas de pesquisa a serem oferecidas foram definidas a partir de uma pesquisa realizada com os servidores, que podiam escolher uma entre quatro opções. As linhas a serem oferecidas serão “Docência, saberes e desenvolvimento profissional” e “Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces”.

O valor investido será de R$300.000,00 em quatro anos para a formação de 25 servidores. Os recursos virão do Programa Institucional de Incentivo à Qualificação Profissional Especial (PIIQPE 2024).

De acordo com o professor Carlos Lehn, a participação de servidores em atividades de pesquisa melhora os indicadores do IFFar que compõem a matriz orçamentária. Ou seja, a capacitação de servidores da instituição também pode refletir num maior orçamento.

O processo já foi encaminhado à Procuradoria Jurídica do IFFar. A expectativa é de que o edital de seleção possa ser lançado já na segunda quinzena de outubro, com ingresso para o primeiro semestre de 2024.

Confira outros assuntos tratados na reunião:

• O pró-reitor de Pesquisa Pós-Graduação e Inovação do IFFar, professor Arthur Frantz, falou sobre a possibilidade de participação de servidores da Reitoria em atividades institucionais de pesquisa. Os projetos de pesquisa institucionais são submetidos duas vezes por ano através de editais lançados no começo de cada semestre. O pré-requisito para a submissão é ser servidor do IFFar e ter a participação de pelo menos um estudante. É essa segunda exigência que dificulta a participação de servidores da Reitoria. Arthur Frantz explicou que essa exigência existe porque as ações de pesquisa e extensão do IFFar são complementares à formação dos alunos;
  • A pró-reitora de Administração do IFFar, Miriam Kovhautt, apresentou um demonstrativo da execução orçamentária da Reitoria. De seu orçamento total, de pouco mais de R$5 milhões, até junho, 91,81% já foi empenhado. A instituição passará a utilizar agora os recursos da recomposição orçamentária. O IFFar é o quarto IF em porcentagem de valores empenhados. Esse dado é positivo pois indica que a instituição utiliza o orçamento disponível e pode receber mais recursos;
  • A Comissão Permanente de Sindicâncias e Inquéritos Administrativos (Copsia) realizou uma apresentação mostrando números e explicando a sua atuação no âmbito dos Processos Administrativos Disciplinares (PADs) da Instituição. Destacaram que a maioria dos processos atualmente em andamento no IFFar envolvem questões de assédio moral e/ou sexual.