Página inicial > Últimas Notícias > IFFar é o único IF do estado que possui Empresa Júnior filiada à FEJERS
Notícias IF Farroupilha

IFFar é o único IF do estado que possui Empresa Júnior filiada à FEJERS

Publicado em Quinta, 29 de Junho de 2023, 14h25 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Federação Gaúcha de Empresas Juniores (FEJERS) reconheceu o IFFar como o único Instituto Federal do Rio Grande do Sul a ter uma empresa filiada. O reconhecimento foi feito durante o Encontro Gaúcho de Empresas Juniores (EGEJ 23), realizado entre os dias 23 e 25 de junho em Farroupilha.

iffaregej23 notícia29062023

Foto: reconhecimento foi recebido pela pró-reitora de Extensão do IFFar e por aluna membro da Cultiva Sul Jr.

O IFFar atualmente possui uma empresa júnior em funcionamento, a Cultiva Sul Jr., do Campus São Vicente do Sul. A FEJERS, através de sua coordenadora Regional do índice de Institutos Federais Empreendedores, Éllen Teixeira, convidou a empresa do Campus São Vicente do Sul para participar de um projeto para a IES Empreendedoras. Trata-se de uma pesquisa de percepção para avaliar o índice de Institutos Federais Empreendedores (RUE).

No último dia 24, durante o EGEJ 23, o IFFar foi reconhecido como o único Instituto Federal do Rio Grande do Sul a ter uma empresa filiada à FEJERS. O reconhecimento foi recebido pela pró-reitora de Extensão do IFFar, professora Ângela Marinho, e pela estudante Janieli de Matos Corrêa, membro da Cultiva Sul Jr.

De acordo com a pró-reitora, a participação no evento “representou um momento ímpar entre os estudantes e a FEJERS para a socialização das atividades empreendedoras realizadas nas empresas juniores”. “Foram três dias de imersão em empreendedorismo pelas mãos e visão dos jovens estudantes da educação superior”, avaliou Ângela Marinho.

Além do IFFar, o EGEJ 2023 teve a participação das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Rio Grande (FURG), de Pelotas (UFPel), de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

FEJERS apoia trabalho de empresas juniores

O IFFar vem desenvolvendo um trabalho de incentivo para a formação de empresas juniores. Através da Coordenação de Extensão Tecnológica da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A FEJERS apoia esse trabalho através de palestras e formações.

De acordo com a pró-reitora de Extensão do IFFar, professora Ângela Marinho, as empresas juniores são muito importantes para a formação dos estudantes. Outros campi já estão formalizando o funcionamento de nova empresas, a exemplo do Campus Frederico Westphalen. Nas últimas semanas, o campus já protocolou o processo de formalização de uma empresa júnior ligada ao Curso de Medicina Veterinária.

Fundada em 2000, a FEJERS é a instância que representa todas as empresas juniores gaúchas. Ela atua em 3 grandes frentes:

• Fomento: fazer com que mais empresas juniores surjam no estado, por meio do contato com universidades ou diretamente com estudantes interessados
  • Desenvolvimento: garantir uma vivência empresarial para os empresários juniores da rede e dar suporte para o crescimento e amadurecimento das empresas juniores
  • Representação: conectar as empresas juniores com agentes relevantes do ecossistema empreendedor.

Secom – informações da Proex