Página inicial > Últimas Notícias > Ministro da Educação participa de discussão de pautas dos Institutos Federais
Notícias IF Farroupilha

Ministro da Educação participa de discussão de pautas dos Institutos Federais

Publicado em Quarta, 12 de Julho de 2023, 17h59 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O ministro da Educação, Camilo Santana, participou de agendas com reitores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica nos dias 5 e 6 de julho. Entre as pautas estavam questões relacionadas à expansão e à consolidação da Rede. A reitora do IFFar fez um relato dos encontros durante a última reunião do Codir.

5reuniãocodir notícia12072023

Camilo Santana participou de uma reunião-almoço com reitores de Institutos Federais na última quarta-feira (5). Durante o encontro, foram abordados 24 pontos relacionados ao fortalecimento da Rede Federal.

No dia seguinte, o ministro da Educação participou da 124ª reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). No segundo encontro, Camilo Santana listou seis etapas importantes no processo de consolidação da Rede.

De acordo com a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, o envolvimento direto do ministro com as questões relacionadas à Rede Federal já representa um significativo avanço nas pautas das instituições.

Nídia Heringer fez um relato dos encontros durante a primeira parte da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir), realizada nesta quarta-feira (12). Confira abaixo alguns destaques - o relato completo pode ser assistido na íntegra no canal da WebTV do IFFar no Youtube:

• Orçamento: os reitores apresentaram ao ministro a simulação feita pelo Fórum de Administração da Rede Federal em relação ao orçamento das instituições. Foram demonstradas as perdas dos últimos anos e solicitada a recomposição dos orçamentos, considerando índices de inflação e matrículas de alunos. A expectativa é que o orçamento de custeio total da Rede para 2024 chegue a R$3 bilhões. As obras paradas devem ser retomadas ainda neste ano. O ministro também disse que os reajustes nas bolsas da Capes e do CNPq serão mantidos para os próximos anos;
  • Plano Nacional de Educação (PNE): em 2024, o PNE vigente completa 10 anos e deverá ser avaliado. De acordo com a reitora, o Brasil não conseguiu cumprir as metas expressas. A elaboração de um novo PNE deverá incluir questões relativas à Rede Federal;
  • Ampliação da Rede Federal: de acordo com o ministro, a Rede Federal atingir mil unidades até o final de 2025 é uma das solicitações da Casa Civil do Governo Federal ao MEC. Atualmente, existem 680 unidades. A criação de novos campis de IFs deve se dar de forma gradual entre os anos de 2023, 2024 e 2025. Estudos relacionados à necessidade de recursos e contratação de pessoal para inclusão nos orçamentos do Governo Federal já estão sendo realizados;
  • Consolidação da Rede Federal: além da criação de novas unidades, também será prioridade do governo a consolidação das já existentes. O primeiro passo em relação a consolidação seria a transformação dos campi avançados em campi. Hoje, a Rede Federal possui 78 unidades desse tipo. O IFFar possui uma: o Campus Avançado Uruguaiana. As alterações podem ocorrer ainda no segundo semestre de 2023.

Audiências Públicas discutem criação de novas unidades do IFFar

Durante a 5ª Reunião Ordinária do Codir, a professora Nídia Heringer também fez um relato sobre as Audiências Públicas para tratar da criação de novas unidades do IFFar realizadas nas últimas semanas.

Já foram realizadas quatro audiências no território de atuação do IFFar. Nídia Heringer destacou que essas atividades não são promovidas pela instituição, que participa delas como convidada.

As Audiências Públicas realizadas até o momento foram organizadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Elas ocorreram nas cidades de Ijuí, Santa Maria, São Luiz Gonzaga e Santiago. Uma nova audiência já está marcada para ocorrer no município de Cachoeira do Sul, no dia 9 de agosto.

Uma outra audiência ocorreu nesta quarta-feira (7), na cidade de Rosário do Sul, organizada pela Câmara de Vereadores do município. Foram chamados a participar representantes do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e do IFFar, que foi representado pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional.

A reitora do IFFar explicou que diversos prefeitos e parlamentares têm buscado a instituição para tratar da criação de novas unidades em seus municípios. Ela explicou que, como instituição pública, é dever do IFFar receber as comitivas e apresentar a instituição. A criação de novas unidades, no entanto, ainda é uma proposta. Além disso, a decisão sobre em quais locais elas serão instaladas não é da instituição.

Uma dessas reuniões foi realizada nesse sábado (8). Com a participação de um deputado federal e de um cacique, o encontro discutiu a possibilidade de oferta de cursos para culturas tradicionais indígenas e de criação de um campus pluriétnico no município de Tenente Portela. Saiba mais aqui.

Série de lives vai explicar o fortalecimento da Rede Federal

Nesta sexta-feira (14), o IFFar vai promover a primeira de uma série de lives para explicar o fortalecimento da Rede Federal.

Intitulada “Fortalecimento da Rede Federal e Ampliação da Educação Profissional e Tecnológica”, o encontro terá a participação da reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, e do ex-secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.

Outras duas lives já estão programadas. Saiba mais aqui.

5ª Reunião Ordinária do Codir – o Colégio de Dirigentes do IFFar realizou sua 5ª Reunião Ordinária nesta quarta-feira (12). O encontro foi transmitido pela WebTV e pode ser conferido na íntegra pelo Youtube, através deste link. A pauta completa da reunião está disponível aqui. Acompanhe o Portal do IFFar para ler mais sobre os assuntos discutidos durante a Reunião.

Secom