Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Pesquisa em Avicultura desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão
Notícias IF Farroupilha

Grupo de Pesquisa em Avicultura desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão

Publicado em Sexta, 14 de Julho de 2023, 18h05 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Durante a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir), realizada nesta quarta-feira (14), a professora Aline Bosak dos Santos apresentou diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Avicultura (Gepav).

gepavcodir notícia14072023

Fotos: aves poedeiras criadas sob o sistema caipira no IFFar - Campus Alegrete

Desde o ano passado, as reuniões mensais do Codir contam com apresentações de projetos de ensino, pesquisa e extensão no início de sua programação. A atividade serve como forma de divulgar ações institucionais importantes para a comunidade do IFFar. De acordo com a reitora, professora Nídia Heringer, desde que as apresentações iniciaram, elas têm sido um dos momentos mais interessantes dos encontros.

Na 5ª Reunião Ordinária do Codir, realizada nesta quarta-feira (14), a professora Aline Bosak dos Santos, uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avicultura (Gepav) do Campus Alegrete, apresentou uma série de atividades realizadas envolvendo ensino, pesquisa e extensão.

A professora do Campus Alegrete explicou que o Gepav trabalha com avicultura de postura sob o sistema caipira. Isto é, trabalha com a produção de ovos sob um sistema que tem mais viabilidade considerando as características regionais – exige área menor e menos força de trabalho, podendo ser desenvolvida em propriedades familiares e relacionando-se com o desenvolvimento regional.

O Campus Alegrete possui um Laboratório de Avicultura, onde as atividades do Grupo são realizadas. De janeiro a julho deste ano, já foram produzidos cerca de 22 mil ovos num lote de menos de 150 aves. Os números indicam, de acordo com a professora Aline, que o sistema está dando muito certo. A produção é direcionada ao refeitório e à padaria do campus. “É uma forma de mostrar para os alunos e comunidade que é produzido um alimento seguro e de qualidade”, explicou.

Além da alta produção, que poderá futuramente ser aumentada e ter seu excedente comercializado, para reinvestimento nas ações do campus, o Laboratório de Avicultura e o Gepav também desenvolvem diversas ações de ensino, pesquisa e extensão.

Em relação ao ensino, são desenvolvidas aulas práticas e projetos pontuais em disciplinas de cursos técnicos e superiores. Aline Bosak relatou um projeto de ensino em que estudantes do Técnico em Agropecuária ficaram responsáveis pela criação de um lote inteiro de aves, desde a preparação do galpão, a alimentação dos animais e a destinação final.

Em relação à pesquisa, Aline Bosak citou o projeto intitulado “Influência do sistema de criação sobre desempenho zootécnico, comportamento e qualidade dos ovos de duas linhagens de poedeiras em sistemas não convencionais”. A professora explicou que o projeto foca na ótica de produção de ovos por animais em situação de bem-estar, o que tem sido uma tendência atual na indústria.

O Grupo também desenvolve diversas atividades de extensão que envolvem a comunidade externa. O curso “Escola de avicultura – viabilidade da produção de aves caipiras na região de Alegrete/RS: captação e estímulo ao desenvolvimento da avicultura não-convencional” foi oferecido para pessoas que residem em assentamentos de Passo Novo, Manoel Viana e Alegrete, em parceria com a Emater. O curso certificou 15 pessoas, que tiveram aulas quinzenais no campus, com transporte custeado pela instituição.

Para 2023, outros três projetos de extensão já estão planejados. Um deles é o curso intitulado “A galinha dos ovos de ouro – empoderamento da mulher na agricultura familiar: a avicultura gerando independência financeira para mulheres do campo”. Aline Bosak explicou que as características da avicultura de postura sob o sistema caipira permitem que mulheres conduzam sozinhas toda a atividade produtiva, tendo a possibilidade de adquirir independência financeira.

O Laboratório de Avicultura de Alegrete mantém uma página no Instagram onde divulga atividades através de notícias. Lá também são publicados conteúdos técnicos. Acesse a página aqui.

Confira abaixo fotos das atividades desenvolvidas:

Gepav – além da professora Aline Bosak dos Santos, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Avicultura do Campus Alegrete também é coordenado pelo servidor técnico-administrativo em educação Aires Dornelles. Fazem parte do grupo ainda o professor Gabriel Estivallet e dois alunos bolsistas do curso de bacharelado em Zootecnia. Outros cinco alunos atuam como bolsistas de projetos de extensão desenvolvidos pelo Gepav.

5ª Reunião Ordinária do Codir – o Colégio de Dirigentes do IFFar realizou sua 5ª Reunião Ordinária nesta quarta-feira (12). O encontro foi transmitido pela WebTV e pode ser conferido na íntegra pelo Youtube, através deste link.