Página inicial > Últimas Notícias > IFFar promove 1ª live sobre expansão e consolidação da Rede Federal
Notícias IF Farroupilha

IFFar promove 1ª live sobre expansão e consolidação da Rede Federal

Publicado em Sexta, 14 de Julho de 2023, 18h38 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A atividade intitulada “Fortalecimento da Rede Federal e Ampliação da Educação Profissional e Tecnológica” foi transmitida na tarde desta sexta-feira (14). A gravação está disponível no canal da WebTV do IFFar no Youtube.

liveexpansãorf notícia12072023

A live teve a participação da reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, e do ex-secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), professor Eliezer Pacheco. Também participaram da atividade o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar, professor Carlos Lehn, e o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gabriel Garcia.

O professor Eliezer Pacheco iniciou a atividade contextualizando o tema, abordando desde o início das discussões sobre a criação dos Institutos Federais (IFs), suas características definidoras e sua importância para a sociedade brasileira.

Para o ex-secretário da Setec/MEC, os IFs cumprem uma função fundamental, que é a oferta de educação voltada para o trabalho, mas com foco na formação integral dos cidadãos. Eliezer Pacheco explicou que não é papel do Estado apenas formar mão de obra.

A formação dos estudantes nos IFs se dá através da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. “Não tem sentido desenvolver pesquisa em um Instituto Federal que não possa ser transformada em atividade de extensão”, argumentou Eliezer Pacheco.

Eliezer Pacheco disse ainda que os IFs formam a maior e melhor rede de ensino público do Brasil. E ainda há espaço para que ela se expanda: para o ex-secretário da Setec, as 680 unidades de Institutos Federais existentes atualmente são poucas se comparadas à população brasileira de mais de 200 milhões de pessoas.

Para que os IFs continuem se consolidando e se expandido, Eliezer Pacheco apontou a necessidade de que eles mantenham a sua essência. Para o professor, Governos não podem destruir a Rede Federal. O que pode ameaçar a sua existência, é, sim, a perda de sua identidade. “Se o Instituto vai se tornar uma imitação de uma universidade, ele se torna irrelevante”, argumentou, “a força do Instituto está na originalidade de seu projeto político pedagógico”.

Após a fala de Eliezer Pacheco, a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, junto da equipe da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI), falou sobre o processo de criação de novas unidades e das recentes audiências públicas realizadas em cidades interessadas em sediar novos campi do IFFar.

Durante a live, também foram abordadas questões referentes a distribuição e preenchimento de novas vagas de servidores através de concursos públicos e processos de remoção. Além disso, foram respondidas dúvidas dos espectadores.

A atividade teve uma audiência contínua de cerca de 200 pessoas. A gravação do live está disponível no canal da WebTV do IFFar no Youtube, através deste link.

Atividade é parte de série sobre fortalecimento da Rede Federal

Outras duas lives estão programadas para o mês de agosto, abordando o tema em diferentes perspectivas. As atividades foram planejadas no intuito de proporcionar que a comunidade acadêmica acompanhe e participe dessa importante discussão sobre o fortalecimento da Rede Federal e o futuro da educação profissional e tecnológica no país. Confira:

• a segunda live vai discutir as experiências da primeira expansão da Rede Federal no IFFar;
  • a terceira live vai trazer relatos das Audiências Públicas que discutem a criação de novas unidades do IFFar realizadas em 2023.

Secom