Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFFar participam do 59º Congresso da UNE
Notícias IF Farroupilha

Estudantes do IFFar participam do 59º Congresso da UNE

Publicado em Quarta, 26 de Julho de 2023, 11h48 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Oito líderes estudantis do IFFar participaram do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune). O evento foi realizado de 12 a 16 de julho em Brasília.

iffarnoconune notícia26072023a

Estudantes de todas as regiões do Brasil participam de debates, grupos de discussão, atividades culturais e atos políticos durante o Congresso. De acordo com a União Nacional dos Estudantes (UNE), trata-se do maior encontro político da juventude brasileira.

Para Magno Lima, estudante do IFFar – Campus São Vicente do Sul, o Congresso “foi bom em todos os sentidos”. Ele destacou os debates sobre políticas educacionais, eleições e política em geral. Também contou que a participação no evento proporcionou “relação com a diversidade”. Em suma, avaliou que trouxe do Congresso “uma bagagem muito boa”.

Vários documentos foram produzidos durante o evento. Entre eles, a Resolução Final, que destaca a importância de políticas públicas que garantam o acesso e a permanência, com iniciativas voltadas à Assistência Estudantil.

Magno Lima destacou a parte que fala "contra a evasão de mulheres e mães estudantes e do estabelecimento de uma política de socialização do cuidado”. De acordo com o estudante do IFFar, a Resolução Final também versa sobre “a valorização das bolsas e equipamentos como moradias estudantis, creches, restaurante universitário, lavanderias e transporte como ações fundamentais para garantir a permanência".

Outro encaminhamento ficou por conta da mobilização para garantir a aprovação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) como Lei Federal. “Devemos lutar pela recomposição do orçamento do PNAES que defendemos que deva ser de R$2,5 bilhões já no próximo ano e que seja aplicado de forma equitativa", relatou Magno Lima.

Além de Magno Lima, outros sete estudantes do IFFar participaram do 59ª Conune: Carlos Henrique Cordeiro, Clovis Renato Tavares, Rony Gonçalves, Vitoria Lopes e Izabel de Melo, do Campus Alegrete; e Ellen Imhof e Ernesto Imhof, do Campus Santo Augusto.

59º Conune foi o primeiro presencial após pandemia de Covid-19

O 59º Congresso da UNE, realizado de 12 a 16 de julho em Brasília reuniu cerca de 10 mil pessoas em Brasília. Essa foi a primeira edição presencial do evento após o período de afastamento social provocado pela pandemia de Covid-19. A última edição do Congresso ocorreu em 2021, de forma remota.

O evento promove discussões entre organizações estudantis, atos políticos, atividades culturais e encontros com autoridades. Ao final do evento, tudo o que foi discutido é compilado em uma plenária final. Os participantes também votam e escolhem a nova diretoria da UNE e propostas – conhecidas como teses – para áreas de Conjuntura, Educação e Movimento Estudantil.

Nesta edição do evento, os estudantes escreveram e entregaram uma carta ao presidente da República, que também participou da programação do Congresso. Além do presidente, os estudantes também participaram de atividades com outras autoridades, como o ministro da Justiça e um ministro do Supremo Tribunal Federal.

A cobertura completa e detalhada da programação do Conune é realizada pela UNE e pode ser conferida neste link.

O Conune é realizado pela UNE, pela Universidade de Brasília (UNB) e tem apoio de diversas instituições e dos ministérios de Ciência Tecnologia e Inovação, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e da Educação.