Página inicial > Últimas Notícias > Vereadores de Santa Maria instalam Frente Parlamentar para implantação de campus
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 18h07 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Câmara de Vereadores de Santa Maria oficializou a instalação da Frente Parlamentar de Mobilização pela Implantação de um Campus do IFFar no município. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (11), na Reitoria do IFFar.

frenteparlamentar notícia11082023

Foto: instalação da Frente Parlamentar ocorreu na Reitoria do IFFar com a presença de vereadores, gestores do IFFar e outras autoridades

A Frente Parlamentar foi proposta pela vereadora Marina Callegaro e aprovada por todos os demais parlamentares de Santa Maria. A vereadora explicou que a formação de uma Frente tem o objetivo de fomentar a discussão de pautas importantes para a cidade. Com a instalação da Frente Parlamentar para a Instalação do Campus do IFFar em Santa Maria, será possível incentivar o envolvimento de toda a sociedade na pauta.

Marina Callegaro também propôs a construção coletiva de uma Carta Aberta pela instalação do campus. A elaboração do documento envolveria diversos atores sociais locais, como governo, instituições públicas e privadas e movimento estudantil. “Tenho absoluta certeza de que, com muita luta, vamos conquistar [a instalação do campus em Santa Maria]”, afirmou a vereadora.

frenteparlamentar notícia11082023c

Foto: a instalação da Frente Parlamentar foi proposta pela vereadora Marina Callegaro (a segunda, da dir. p/ esq.)

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, disse que o principal objetivo da proposta de instalação da nova unidade da instituição é oferecer mais possibilidades educacionais para a população. Ela chamou a atenção para a coincidência de a oficialização da Frente Parlamentar estar se dando justo no Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto.

Nídia Heringer também disse que o segundo semestre de 2023 é um período importante para o avanço dos trabalhos envolvendo a instalação do novo campus. “O objetivo é fazer acontecer até o final do ano”, projetou a reitora do IFFar.

As constantes atividades envolvendo a possível instalação do campus e a diversidade de atores envolvidos indica a importância da pauta, de acordo com o deputado estadual Valdeci Oliveira. Ele também mencionou o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pelo Governo Federal nesta semana, como um indicativo da possibilidade real da implantação da nova unidade. “O caminho está traçado, há um interesse coletivo”, afirmou Valdeci Oliveira. “Tenho certeza que logo mais teremos o anúncio do novo campus em Santa Maria”.

frenteparlamentar notícia11082023b

Foto: o deputado estadual Valdeci Oliveira (no centro, de cinza) tem trabalhado na pauta da instalação de unidades do IFFar em diversos municípios da região

Além da instalação da Frente nesta sexta-feira (11), nas últimas semanas foi constituído o Comitê Interinstitucional de Mobilização pela Implantação de um Campus do IFFar em Santa Maria. O grupo realizou sua primeira reunião no dia 3 de agosto, também na Reitoria do IFFar.

Campus do IFFar em Santa Maria pode trazer desenvolvimento socioeconômico

O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, também participou da instalação da Frente Parlamentar pela Implantação de um Campus do IFFar nesta sexta-feira (11). Para ele, a instalação da unidade é uma pauta com importância educacional e social, podendo trazer benefícios diretos para a comunidade de Santa Maria.

frenteparlamentar notícia11082023d

Foto: para o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, a pauta do campus é "abraçado" por diversos atores sociais, incluindo o executivo municipal

Rodrigo Décimo destacou a possível localidade do novo campus como outro ponto positivo. Existe a possibilidade de que a unidade do IFFar seja instalada onde hoje funciona a Ulbra no município, gerando novas oportunidades para a população daquela localidade. “Que tenhamos com o IFFar uma ferramenta para impactar Santa Maria como um todo”, salientou o vice-prefeito do município.

A vereadora Helen Cabral defendeu que um novo campus do IFFar em Santa Maria possa fazer a diferença ao valorizar questões como a sustentabilidade, a economia solidária e a geração de oportunidades para a população menos favorecida. “Que a gente possa olhar para os filhos da classe trabalhadora. Um olhar que considere a sustentabilidade, a economia solidária [...]. Que o campus seja um diferencial em Santa Maria”.

O diretor do IFFar – Campus São Vicente do Sul, Deivid Dutra, também falou sobre a possibilidade de transformação a partir da instalação de uma nova unidade da instituição. “Por viver dentro de uma unidade de ensino, eu acredito nessa política pública como transformadora de realidades onde ela está inserida”.

Confira a lista de participantes da atividade:

• Nídia Heringer – Reitora do IFFar
  • Mirian Kovhautt – Pró-reitora de Administração do IFFar
  • Patrícia Donicht – Pró-reitora de Ensino do IFFar
  • Alcionir Pazzato Almeida – Diretor de Extensão do IFFar
  • Cleia Tonin – Coordenadora do Projeto EJA-EPT do IFFar
  • Ian Brittes – Presidente da COPSIA do IFFar
  • Deivid Dutra Oliveira – Diretor Geral do Campus São Vicente do Sul
  • Paulo Deon – Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Campus São Vicente do Sul
  • Rodrigo Décimo – Vice-Prefeito Municipal de Santa Maria
  • Alvaro Lisboa – Chefe de Gabinete do Vice-Prefeito de Santa Maria