Página inicial > Últimas Notícias > Audiência Pública pauta criação de unidade do IFFar em Cachoeira do Sul
Notícias IF Farroupilha

Audiência Pública pauta criação de unidade do IFFar em Cachoeira do Sul

Publicado em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 18h09 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Uma Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS) debateu a criação de um campus do IFFar em Cachoeira do Sul. A atividade ocorreu na última quarta-feira (9), na Câmara de Vereadores do município.

audiênciacachoeira notícia14082023

Foto: Audiência Pública da ALRS na Câmara de Vereadores de Cachoeira debate criação de campus do IFFar no município

Esta é a quinta Audiência realizada pela ALRS em municípios da região para discutir a criação de novas unidades do IFFar. Antes de Cachoeira do Sul, foram realizados encontros em Ijuí, São Luiz Gonzaga, Santiago e Santa Maria. Atividades como essa também estão previstas para ocorrer em Santa Cruz do Sul, Caçapava do Sul e São Gabriel. Todos esses municípios almejam sediar novas unidades do IFFar.

As audiências são promovidas pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da ALRS. De acordo com o deputado estadual Valdeci Oliveira, que tem representado a Comissão e a ALRS durante esses encontros, a realização de uma Audiência Pública é o primeiro passo para a possível instalação de uma nova unidade do IFFar nos municípios.

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, explicou que não é a gestão da instituição que cria novos campus. “Para pensar em novas unidades, adotamos como metodologia termos a presença da Comissão de Educação da ALRS e a realização desses momentos iniciais para que as pessoas possam entender o que é o IFFar”, explicou a reitora.

audiênciacachoeira notícia14082023b

Foto: comunidade local lotou a Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul para participar da Audiência Pública

Valdeci Oliveira também explicou que a realização das Audiências é requerida pelas comunidades locais. São elas que se organizam e solicitam a apresentação de um requerimento à ALRS, por parte de um deputado estadual, para a realização de uma Audiência Pública.

A criação de novas unidades parte, portanto, do interesse das comunidades locais. A instalação de um novo campus é, no entanto, decisão do Governo Federal. A partir dessa criação, são definidos cursos e eixos tecnológicos a partir das necessidades da localidade onde a unidade vai ser instalada. Essas demandas são definidas pela própria comunidade local.

O prefeito de Cachoeira do Sul, José Otávio Germano, afirmou que a cidade “precisa do IFFar”. “Nada pode ser mais importante do que a vinda do IFFar para cá”, disse o prefeito municipal. Ele também afirmou que a cidade já tem terrenos prontos para serem doados ao IFFar para a possível instalação de uma nova unidade, tanto em território urbano, quanto rural.

reuniãoprefeituracachoeira notícia14082023

Foto: antes da Audiência, reitora do IFFar também participou de reunião com prefeito e vice de Cachoeira do Sul

Ceder um local para a instalação de um campus é uma das contrapartidas necessárias de serem realizadas pelas prefeituras que desejam sediar uma unidade de um Instituto Federal.

O presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, Magaiver Dias, também manifestou o desejo da cidade de sediar uma unidade do IFFar. “Estamos na luta para a conquista [de uma unidade] do IFFar, que será muito importante para esta e para as próximas gerações de cachoeirenses e para cidades da região”, afirmou.

Além de explicar os trâmites necessários para a instalação de novas unidades, Nídia Heringer também apresentou informações sobre a instituição, através de um vídeo e da apresentação de dados sobre o IFFar e sobre a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, da qual os IFs fazem parte.

Valdeci Oliveira falou ainda que a discussão sobre a expansão da Rede Federal só está se dando porque a educação profissional e tecnológica é uma das prioridades do atual Governo Federal. A intenção é que a Rede Federal passe das atuais 680 unidades para 1000. Também existe a expectativa de que em dezembro deste ano, mês em que a Rede Federal completa 15 anos, novas unidades já sejam anunciadas pelo Governo Federal.

audiênciacachoeira notícia14082023c

Foto: público levou cartazes pedindo a instalação de unidade do IFFar no município

Diversas autoridades participaram da Audiência Pública. Entre elas, estiveram: Nídia Heringer, reitora do IFFar, os deputados estaduais Valdeci Oliveira, Pepe Vargas e Laura Sito, o prefeito de Cachoeira do Sul, José Otávio Germano, a representante do Ministro da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal Michele dos Santos e vereadores do município.

Além das autoridades participantes, o interesse do município na instalação de um campus do IFFar também foi confirmado pela presença da comunidade no evento. A Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, local onde o evento foi realizado, estava lotada. As pessoas que não conseguiram acento no local puderam acompanhar a Audiência através de um telão instalado na Casa de Cultura de Cachoeira do Sul. A atividade também foi transmitida pelo Youtube. Assista à gravação neste link.

Secom