Página inicial > Últimas Notícias > Reunião na Câmara de Vereadores pauta implantação de campus do IFFar em Santa Cruz
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Terça, 22 de Agosto de 2023, 10h23 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Frente Parlamentar Pró-Instituto Federal em Santa Cruz da Câmara de Vereadores promoveu um Café da Manhã com a Imprensa nesta segunda-feira (21), às 9h. No encontro, foi discutida a importância e a possibilidade de implantação de um campus do IFFar no município.

cafédamanhãsantacruz notícia22082203a

Foto: encontro na Câmara de Veradores de Santa Cruz do Sul reuniu vereadores, imprensa e representante do IFFar

O encontro com a imprensa local de Santa Cruz teve o objetivo de destacar a relevância e a importância dos Institutos Federais e o que a possível implantação de uma unidade no município representaria para a comunidade local.

Durante a reunião, também foi anunciado à imprensa a realização de uma Audiência Pública nesta quarta-feira (23), na Câmara de Vereadores de Santa Cruz. Além de aprofundar o debate sobre a possibilidade de implantação de um campus, a audiência também tem o objetivo de difundir a ideia junto à comunidade local.

O Café da Manhã com a Imprensa foi promovido pela Frente Parlamentar Pró-Instituto Federal em Santa Cruz do Sul e ocorreu na sede da Câmara de Vereadores do município.

Além da imprensa local e demais autoridades, estiveram presentes os vereadores Alberto Heck e Rodrigo Rabuscke. O IFFar foi representado pelo diretor de Governança, Riscos e Controle, Rodrigo Uszacki Carvalho de Freitas.

Saiba mais

A Audiência Pública que será realizada em Santa Cruz nesta quarta-feira (23) vai discutir a criação de uma nova unidade do IFFar no município. Esse já é o sexto evento desta natureza realizado em municípios da região.

cafédamanhãsantacruz notícia22082203b

Foto: o IFFar foi representado pelo servidor Rodrigo de Freitas (à dir.)

Antes de Santa Cruz, foram realizadas Audiências Públicas em Cachoeira do Sul, Ijuí, São Luiz Gonzaga, Santiago e Santa Maria. Atividades como essa também estão previstas para ocorrer em Caçapava do Sul e São Gabriel. Todos esses municípios almejam sediar novas unidades do IFFar.

As audiências são promovidas pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da ALRS. De acordo com o deputado estadual Valdeci Oliveira, que tem representado a Comissão e a ALRS durante esses encontros, a realização de uma Audiência Pública é o primeiro passo para a possível instalação de uma nova unidade do IFFar nos municípios.

Em 2023, ano em que os Institutos Federais completam 15 anos, o Governo Federal tem a intenção de anunciar a criação de novas unidades em todo o país. A ideia é que, ao longo dos próximos anos, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica passe das atuais 680 unidades para mil. Além da expansão, o Governo também pretende consolidar as unidades já existentes, com a compra de equipamentos, melhoria das estruturas físicas e contratação de pessoal.