Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições de trabalhos na XIV Mept e eventos paralelos terminam nesta segunda (28)
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 16h50 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O período de submissão de trabalhos para a XIV Mostra de Educação Profissional e Tecnológica do IFFar (Mept) vai até 28 de agosto. O período é válido para a Mostra de Pôsteres da Mept, para o Seminário de Cursos de Pós-Graduação do IFFar e para a Mostra de Inovação. Acesse os regulamentos.

XIVmept notícia23082023

A Mept é o maior evento de divulgação de ações de pesquisa, extensão e ensino do IFFar. De acordo com o site oficial, “o objetivo da Mostra é oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e resultados de projetos realizados por estudantes e servidores do IFFar e de outras instituições de ensino”. Podem inscrever trabalhos alunos de ensino médio, técnico e superior do IFFar e de outras instituições. Veja detalhes sobre as inscrições no final desta notícia.

A Mostra consiste numa exposição de trabalhos em formato de banner, e em outros cinco eventos paralelos: o Seminário dos Cursos de Pós-Graduação do IFFar, a Mostra de Inovação, o Bye Bye Boss – Desafio de empreendedorismo e inovação, a Mostra de Foguetes e a BugCup. Ao final do evento, os melhores trabalhos recebem menções honrosas. Além disso, também são realizadas atividades culturais e promovidas palestras.

Em 2023, a Mept tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Ocorre no dia 20 de outubro, no Campus Alegrete. Nesse ano, a Mostra terá em sua programação a participação do Museu Itinerante de Ciências e Tecnologias da PUC-RS. Vinte experimentos interativos estarão disponíveis para visitação da comunidade no Ginásio do campus.

Inscrição de trabalhos vão até segunda (28)

O período de inscrição de trabalhos para a Mostra de Pôsteres da Mept e para o Seminário dos Cursos de Pós-Graduação do IFFar vai até a próxima segunda-feira, 28 de agosto. A Mostra de Banners recebe inscrições de estudantes de fora do IFFar. A submissão de trabalhos deve ser feita através do site da Mept.

Saiba mais e acesse os regulamentos nos links abaixo. As informações completas e os links também estão disponíveis no site do evento.

• Mostra de Pôsteres da Mept

Até 100 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão serão selecionados para fazerem parte da Mept. De acordo com o regulamento, podem submeter trabalhos estudantes de ensino médio, técnico, de graduação e pós-graduação matriculados no IFFar e demais instituições de ensino. Os trabalhos devem ter autoria principal dos estudantes e a atuação de um docente ou técnico-administrativo como orientador.

A submissão do trabalho se dá na forma de um resumo expandido que deve ter de duas a três laudas. O sistema de inscrição pede o preenchimento dos seguintes tópicos: título, resumo, palavras-chave, introdução, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências bibliográficas.

• Seminário dos Cursos de Pós-Graduação do IFFar

De acordo com o regulamento, o Seminário tem por finalidade promover a socialização, discussão e apresentação dos resultados das pesquisas realizadas por discentes e docentes no âmbito dos cursos de Pós-Graduação do IFFar. Além dos atuais alunos, também podem participar egressos de cursos de pós-graduação oferecidos pelo IFFar.

Para realizar a inscrição do trabalho, é necessário que ele tenha um estudante (ou egresso) na condição de autor principal e um docente ou técnico-administrativo como orientador. A inscrição também se dá na forma de resumo expandido, que deverá ter de 1000 a 1600 palavras. Os 10 trabalhos mais bem avaliados farão parte da Mept.

• Mostra de Inovação do IFFar

De acordo com o regualmento, a Mostra de Inovação Tecnológica do IFFar tem o objetivo de oportunizar um espaço para exposição de produtos, protótipos, jogos, objetos educacionais, softwares e outras soluções tecnológicas desenvolvidas por pesquisadores e alunos do IFFar.

Podem inscrever trabalhos alunos regularmente matriculados em cursos do IFFar. A participação pode ser individual ou em equipe de até seis autores. Servidores podem participar na condição de orientadores. Para realizar a inscrição, é necessário enviar um resumo expandido escrito e uma apresentação em vídeo do produto, protótipo, jogo, objeto educacional, software ou solução tecnológica proposta.

Será selecionado um trabalho por campus para participar da Mept.