Página inicial > Últimas Notícias > 12 servidores do IFFar participam de curso de mestrado em parceria com a UFSM
Notícias IF Farroupilha

12 servidores do IFFar participam de curso de mestrado em parceria com a UFSM

Publicado em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 10h29 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A aula inaugural do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ocorreu na última sexta-feira (18). Parte das vagas foram reservadas a servidores do IFFar.

aulainauguralppgop notícia240820203

Foto: aula inaugural do curso de mestrado profissional do PPGOP da UFSM ocorreu na última sexta-feira (18)

Através de um convênio firmado com a UFSM, o PPGOP reservou 10 vagas para servidores do IFFar no curso de mestrado profissional. A seleção foi realizada por meio do Edital nº 019/2023 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM. No total, 12 servidores participam da formação (dois a mais do que o número de vagas reservadas).

De acordo com a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, os recursos para a concretização da parceria com a UFSM advêm da reserva orçamentária prevista na ação do Programa Institucional de Qualificação Profissional para áreas definidas pelo IFFar (PIIQPE). Ela também explicou que ações como essa viabilizam a qualificação de servidores em áreas vitais para a instituição.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar, Carlos Lehn, durante uma reunião do Codir realizada no dia 12 de abril, disse que a parceria com a UFSM parte da premissa de que qualificar o quadro funcional é qualificar as ações institucionais. "A grade curricular possui temáticas focadas no funcionamento do serviço público", explicou Lehn durante a apresentação do convênio para o Codir. Além disso, o trabalho final do curso prevê a entrega de um produto tecnológico que pode contribuir com a inovação das práticas no IFFar.

Essa não é a primeira vez que o IFFar efetua parcerias com outras instituições para a capacitação de servidores. Anteriormente, a instituição já havia viabilizado uma parceria com o Instituto Politécnico do Porto (IPP), de Portugal, para a oferta de curso de mestrado para servidores. Também há um doutorado na área de informática sendo realizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do qual participam 25 servidores do IFFar. Outro curso de doutorado, em parceria com a UFSM, aguarda cronograma de editais da Capes para iniciar o processo de seleção.

Nídia Heringer afirmou que essas ações de capacitação geram resultados positivos para a instituição. O PIIQPE já teve um investimento de R$490 mil e a participação de 95 servidores. Essas formações geraram, de acordo com a reitora, projetos de pesquisa e dissertações que contribuem para que o IFFar seja uma instituição referenciada.

Reitora do IFFar ministrou aula inaugural

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, ministrou a aula inaugural do curso de mestrado do PPGOP na última sexta-feira (18). Sua palestra teve como tema a “Importância dos Mestrados Profissionais como Construtores de Produtos e Soluções para a Inovação no Serviço Público”.

De acordo com a apresentação, os mestrados profissionais foram criados para oferecer uma formação mais direcionada para atender às demandas do mundo do trabalho e setores específicos da sociedade. Diferente dos cursos de mestrado acadêmicos, todos os cursos de mestrado profissional preveem a entrega de um produto tecnológico.

A capacitação de servidores nesses cursos pode trazer benefícios diretos para a instituição. Suas pesquisas partem de uma experiência prévia com a instituição e os produtos finais trazem a possibilidade de serem efetivamente implementados.

Sobre o PPGOP

De acordo com o site do PPGOP, o programa surgiu em 2010, tendo em vista a “necessidade de uma maior qualificação dos servidores públicos nas três esferas de governo” advinda de transformações sociais e econômicas ocorridas recentemente. O foco do curso está em “capacitar gestores públicos com a finalidade de transformá-los em agentes de mudanças locais”.

O PPGOP é o único programa do estado que oferta o mestrado na área de gestão pública na modalidade profissional.